No próximo dia 10 de dezembro, às 10 horas, os alunos das escolas públicas integrantes da Rede Camões de jornais escolares lançam, de forma gratuita, a terceira edição da Revista do Camões em evento que será realizado na Escola Estadual Heloisa Lemenhe Marasca em Rio Claro.
A publicação é o registro gráfico e digital de toda produção realizada pelos discentes nas plataformas do denominado “Método Camões”, criado na cidade no dia 13 de março de 2020.
Ao todo, são sete veículos ou plataformas utilizadas pelos alunos durante o processo de multiletramento em língua portuguesa com base nas habilidades do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São eles: Jornal do Camões, Jornal Darwin, Jornal Clarice Lispector, Agência de Publicidade Lima Barreto, Gravadora e Produtora Cultural Uivantes Records, Companhia de Teatro I-Juca Pirama e editora Sociedade dos Poetas Uivantes.
Em 2020, desenvolvido nas escolas estaduais “Heloisa Lemenhe Marasca”, “Zita de Godoy Camargo” e na “Januário Sylvio Pezzotti”, pouco mais de 200 alunos produziram mais de 1500 textos reflexivos, resenhas, contos e relatos dos mais diversos gêneros, além de três podcasts, três histórias coletivas na plataforma Wattpad e uma radionovela.
Em 2021, as ações do método foram indicadas ao prêmio Educação Transformadora e tiveram o podcast “Poemas Uivantes para Seres Falantes” entre as 350 ações que transformaram a educação brasileira durante a pandemia.
Além disso, a entrevista feita pelos alunos com o filósofo Mário Sérgio Cortella viralizou nas redes sociais atingindo mais de 80 mil pessoas. Atualmente o método é objeto de doutoramento junto ao programa de pós-graduação em educação escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/Unesp) e ao Gesteld – Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discurso (Unesp/CNPq).
O evento de lançamento é gratuito e os interessados em participar devem confirmar presença no e-mail jornaldocamoes@gmail.com.
Foto: Divulgação