A rede municipal de ensino de Rio Claro inicia o ano letivo de 2020 nesta quarta-feira (5). Cerca de 20 mil alunos voltam às aulas após período de férias. Os três primeiros dias serão de adaptação para as crianças, portanto, com menos tempo de atividades na escola: das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30 no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. Os alunos do ensino fundamental terão adaptação de um dia (quarta-feira, 5) e as crianças da educação infantil de três dias (quarta, quinta e sexta-feira).
A retomada de atividades nas escolas municipais foi marcada por aula inaugural realizada nesta terça-feira (4). O evento reuniu professores, gestores, entre outros profissionais da educação. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da solenidade onde agradeceu o trabalho realizado pelos educadores e desejou sucesso no novo ano letivo.
“Minhas palavras são de gratidão pelo compromisso de cada um de vocês com a educação de nossas crianças”, disse Juninho aos educadores. “Tivemos avanços importantes, com reformas e construção de novas escolas, mas o mais importante são as pessoas que podem fazer a diferença na vida de cada uma das 20 mil crianças atendidas pela rede municipal”, acrescentou.
A Secretaria Municipal da Educação apresentou aos participantes um relatório com as realizações de 2019 e o plano de trabalho para 2020. “O ano de 2019 foi difícil com perda severa da arrecadação, mesmo assim conseguimos investir em obras e melhorias nas escolas”, destacou o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, que agradeceu o trabalho dos profissionais. “Quero expressar minha gratidão pelo empenho de vocês porque é graças ao trabalho de cada um que a escola cumpre seu papel de ensino e aprendizagem”, assinalou.
Em nome da Câmara Municipal, o vereador Val Demarchi falou de sua satisfação em participar da aula inaugural e enalteceu o trabalho realizado pela prefeitura na educação nos últimos três anos. “Sabemos das dificuldades orçamentárias e mesmo assim a educação tem feito um trabalho magnífico na manutenção das escolas”, elogiou.
Luciana de Lourdes dos Santos, presidente do Conselho Municipal da Educação (Comerc), desejou sucesso aos professores no novo ano letivo e falou sobre melhorias que serão implantadas no conselho. Vinícius Pimenta, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), lembrou que neste ano serão discutidas novas diretrizes para o Fundeb e frisou a importância do conselho que é órgão fiscalizador das ações do poder público, além de poder propor políticas públicas.
Foto: Divulgação