Alunos da Escola Municipal João Rehder Netto visitaram, no dia 17 de agosto, o Aquário de São Paulo.
A visita complementou, através da prática, as atividades do Projeto “Fundo do Mar”, abordado em sala de aula sobre a vida dos animais marinhos.
O Projeto “Fundo do Mar” foi desenvolvido pela professora Eliane Kroll e aplicado para a turma da Educação Infantil II. Foram realizadas dinâmicas de formação e sensibilização aos alunos sobre a diversidade do ambiente marinho, a importância da preservação deste habitat e das diferentes formas de vida ali existentes.
Segundo a professora, as atividades do projeto iniciaram-se a partir de rodas de conversa sobre o tema após a leitura do livro “Sou a maior coisa que há no mar”, dos autores Kevin Sherry e Elvira Vigna; e também de sessões de filmes e vídeos educativos como “Procurando Nemo” e “Espanta Tubarões”, voltados à vida nos oceanos e fotos e informações sobre os animais marinhos.
Esse projeto buscou aprofundar o conhecimento, de forma lúdica e dinâmica, envolvendo os alunos em atividades que promovem a busca de valores e auxiliam estes a pensarem sobre as ações dos homens com o meio ambiente aquático marinho e as consequências que ações humanas inadequadas podem desencadear.
Sobre a visita ao Aquário de São Paulo, esta foi uma oportunidade valiosa para complementar estes trabalhos desenvolvidos na escola e para que os alunos se interessem em conhecer sobre as diferentes espécies de animais inseridas neste habitat, analisando suas características e estimulando a curiosidade e a pesquisa.
A visita ao aquário também conduziu os alunos a nomearem as diferentes espécies de animais marinhos ali existentes e, posteriormente, partilhassem relatos de experiências em praias. Um fato interessante durante a visita se deu com relação aos alunos que, encantados com as histórias que ouviam sobre o fundo do mar, resolveram, na ocasião da visitação, pedir autorização da professora e da equipe da direção para acrescentar ao nome da turma a palavra tubarão, denominando-se “Turma do Tubarão”. A ideia foi aprovada e os alunos vibraram.
A professora Eliane relata que, a partir da visita ao Aquário, os alunos ficaram entusiasmados e confeccionaram maquetes com materiais recicláveis, dobraduras em formato de peixes, confeccionaram moldes de tartarugas marinhas com garrafa PET, fizeram brincadeiras, criaram jogos de memória e desenvolveram fantoches, tudo isso envolvendo a temática dos animais marinhos.
Assim, o objetivo principal desta atividade de campo não foi apenas identificar os animais existentes neste ecossistema, mas conscientizar os alunos sobre os cuidados necessários com os seres vivos, sejam aquáticos ou terrestres, para que nossas ações não tragam impactos futuros comprometendo as espécies.
Portanto, pode-se perceber que o Projeto “Fundo do Mar” agregou conhecimentos, permitindo entrelaçar competências e relações interdisciplinares e, acima de tudo, revelou a preocupação de chamar atenção, principalmente da comunidade escolar para as ameaças à diversidade biológica do planeta Terra.
Por Eder Varussa