A Escola Municipal Darci Reginatto em Rio Claro foi destaque em evento realizado em Pelotas (RS). Um grupo de 22 alunos do 4° ano B do ensino fundamental venceu o VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Vídeos Digitais Interativos (categoria experimental)”. O resultado saiu no último sábado (31) e foi divulgado no evento realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.
A conquista veio com o vídeo “Vamos realizar um desafio?” produzido pelos alunos com a orientação do Jucá Julio Sanchez Trindade. As crianças produziram um vídeo sobre a matemática digital interativa, que pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=0lf-N_upQSE. Ao todo, 22 alunos do 4° ano B do ensino fundamental participaram da produção do vídeo.
E a conquista de medalhas veio em dobradinha. “Fomos os únicos da categoria a receber prêmio tanto no júri técnico, quanto no júri popular”, comemora o professor Jucá para quem a as medalhas representam uma luz para os passos no futuro. “Acredito que a consolidação do prêmio demonstrou o compromisso com a excelência, em uma busca contínua pelo ensino de qualidade. Sobretudo, pelo fato de ser uma honra representar a comunidade escolar com uma memória duradoura. O prestígio e o reconhecimento inspiram e motivam nosso esforço para uma maior dedicação nos próximos projetos. Portanto, é possível avaliar que o prêmio valeu muito mais do que, apenas e tão somente, validar as habilidades e capacidades específicas dos escolares”, avalia o docente.
O regulamento do festival previa premiação de quatro vídeos nessa categoria, sendo três premiados pelos jurados e um pelo júri popular. De acordo com o regulamento, “os premiados ganharão, individualmente, uma medalha do festival e certificado referente a sua premiação, assim como pela participação no evento”. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site do evento: https://www.festivalvideomat.com/.
O VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática é uma realização do Grupo de Pesquisa em Informática (GPIMEM) do Departamento de Matemática da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em parceria com Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM RS). O evento foi coordenado pelos professores Marcelo de Carvalho Borba (Unesp/Rio Claro) e Carla Denize Ott Felcher (UFPel/RS).
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação