Franco Colapinto se juntará à Alpine como um de seus pilotos reservas em 2025. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, confirmando rumores de que o piloto argentino deixaria a Williams (onde não conseguiu vaga como titular) para reforçar o grupo de reservas da equipe para a próxima temporada, que começa em março.
Pouco antes, a equipe também havia anunciado Ryo Hirakawa como novo piloto de testes e reserva na F1, confirmando que o bicampeão da WEC estará presente no treino livre 1 do GP do Japão, marcado para o início de abril.
Colapinto entrou em cena na F1 no ano passado, quando a Williams o escalou para substituir Logan Sargeant, no fim de semana do Grande Prêmio da Itália. Seu desempenho nas pistas logo chamou a atenção do paddock.
Flavio Briatore, consultor executivo da Aloine, nunca escondeu o interesse pelo argentino. Ainda que tenha escolhido Jack Doohan para formar dupla ao lado de Pierre Gasly, ele deu sinais de que não confia tanto assim na capacidade do australiano de fazer um bom trabalho.
“Estamos muito satisfeitos em chegar a um acordo com a Williams Racing para contratar Franco Colapinto. Claramente, Franco está entre os melhores jovens talentos do automobilismo atualmente. É justo dizer que sua aparição no grid da Fórmula 1 no ano passado pegou muitos, inclusive eu, de surpresa e suas performances foram muito impressionantes para um piloto novato. Estamos de olho em nosso futuro e sua contratação significa que temos um grande grupo de jovens pilotos para convocar e trabalhar no desenvolvimento da equipe para o sucesso futuro”, disse o executivo.
Com isso, o piloto de 21 anos ganha uma nova chance de mostrar sua habilidade nas pistas.
Até porque o australiano Doohan tem no contrato uma cláusula que cobre metas a serem alcançadas logo no início da temporada. Caso não sejam atingidas em cinco GPs, a substituição por Franco Colapinto será inevitável.
Por E. Cortez / Foto: Instagram