Alex Palou deu um passo rumo ao título da NTT Indycar Series (Fórmula Indy) ao vencer o GP de Portland, 14ª prova do campeonato. O espanhol largou na pole com o Dallara Honda #10 da Ganassi, mas precisou de muito trabalho e estratégia para levar a melhor ao fim das 110 voltas. Resultado que o colocou novamente na liderança da classificação, com duas etapas restando.
Alexander Rossi passou perto de encerrar o jejum de vitórias na Indy, mas teve de se contentar com o primeiro pódio na temporada, chegando em segundo. Scott Dixon, outro que esteve em um elevador durante a prova, foi terceiro e manteve as chances de título.
Jack Harvey terminou em quarto, na frente de um Josef Newgarden que, certamente, tem muito a comemorar. O americano largou em 18º, caiu para 22º com os incidentes da primeira curva, mas chegou em quinto, ainda em terceiro no campeonato, mas bem mais próximo de Pato O’Ward, que sofreu com pneus duros e foi só 14º.
Felix Rosenqvist, Marcus Ericsson, Colton Herta, Scott McLaughlin e Graham Rahal fecharam o top-10.
Helio Castroneves e Romain Grosjean se envolveram em incidentes múltiplos registrados durante a corrida. Os dois até voltaram, mas muito atrás do resto do grid, só cumprindo tabela.
No próximo domingo a categoria acelera no Weathertech Raceway, em Laguna Seca. Depois, daqui 15 dias, encerra a temporada com o GP de Long Beach, nas ruas californianas.
Por E. Cortez / Foto: IndyCar