Um idoso de 70 anos foi a mais recente vítima de bandidos que utilizam do golpe do cartão de crédito para os seus crimes. O idoso recebeu uma ligação dizendo que seu cartão teria sido clonado. “Primeiro perguntaram se ele autorizava uma compra, como disse que não, falaram que o cartão então tinha sido clonado. Passaram um telefone muito parecido como do banco e falaram para ligar para a agência, ele ligou e começaram a pedir as informações pessoais e dados. Avisaram que estava sendo tudo cancelado, aí disseram que por ele ser de idade, o gerente da agência bancária passaria na residência para pegar o cartão”, contou um familiar ao Diário do Rio Claro com a intenção de alertar outras pessoas. Relatando ainda que o falso funcionário do banco foi até a casa da vítima por volta das 19 horas, de segunda-feira (16).
Depois do ocorrido a vítima conversou com uma pessoa da família, relatou o que tinha acontecido e o familiar percebeu que se tratava de um golpe. “Quando ele contou e ficou sabendo que era um golpe, entrou em choque. Disse que não conversou com ninguém antes porque os criminosos foram muito convincentes, ele ficou tão preocupado que não queria desligar o telefone”, relatou o familiar.
Em seguida, todas as providências foram tomadas, como cancelamento do cartão e o registro do Boletim de Ocorrência. “Quando fomos cancelar, os bandidos já tinham sacado o valor de R$5 mil”, contou.
ALERTA
O Diário do Rio Claro tem trazido frequentemente ocorrências e também alerta das autoridades para que as pessoas fiquem atentas e não sejam novas vítimas. Recentemente a Polícia Militar conseguiu efetuar a prisão de um falso motoboy no momento que ele foi até à casa da vítima no bairro Bonsucesso fazer a retirada do cartão. “A ‘astúcia’ do filho da vítima e a rapidez da equipe policial evitaram o pior, o falso motoboy acabou sendo preso em flagrante em posse de três cartões de crédito da vítima já acondicionados em envelope devidamente lacrado”, destacou a PM.
Esta “modalidade de crime” por ser executada por telefone e dentro dos domicílios, torna-se de difícil repressão por parte da Polícia Militar como órgão responsável pelo policiamento ostensivo, porém como forma de prevenção, ações de orientação estão sendo desenvolvidas pelo Setor de Comunicação Social do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior em parceria com os órgãos de imprensa locais, com colunas escritas em jornais, entrevistas em rádios e matérias televisivas, visando orientar a população sobre os tipos de golpe e modus operandi (maneira de agir) dos marginais.
ATENÇÃO
Lembre-se cidadão, a melhor forma de combater esse tipo de delito é a sua atenção. Se receber uma solicitação por telefone alegando que seu cartão foi clonado e que para resolver essa situação você deverá quebrar o cartão, sem danificar o “chip”, colocá-lo em um envelope lacrado para futura recolha de um motociclista não caia, É GOLPE, pois nenhum estabelecimento bancário fornece esse tipo de serviço em domicílio, nem em tempos de pandemia.
Foto: Divulgação