“Saber usar, para não faltar”. Principalmente nessa época de pouquíssimas chuvas, esse pensamento se faz mais do que necessário em estar presente na rotina das pessoas em relação ao uso responsável e sem desperdícios da água.
A atual estiagem já é considerada por especialistas como a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com chuvas muito abaixo da média histórica, causando preocupação em relação ao fornecimento de água que se encaminha para estado crítico em diversas regiões do Brasil. Nesse sentido, várias cidades do país, do Estado e da região já começaram a aderir medidas restritivas e racionamento, principalmente as cidades que são abastecidas por represas.
E esse período de pouquíssimas chuvas está longe de acabar, já que as previsões apontam que o período de chuvas volumosas e constantes tenha início apenas em outubro.
“O Daae trabalha e está se esforçando para fazer o melhor e garantir o fornecimento de água todos os dias, em quantidade e qualidade para toda a cidade. Mas com o clima cada vez mais instável, o cenário é preocupante. Por isso, as pessoas precisam mudar nossos hábitos imediatamente. Sem o uso consciente da água, o sistema de captação, tratamento e abastecimento pode colapsar se não começar a chover nos próximos 60 dias”, alerta o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
O Daae está sempre focado e atento em relação às questões de escassez hídrica e faz, diariamente, o monitoramento dos nossos mananciais que é composto pelo rio Corumbataí e o Ribeirão Claro, além de cuidar da operação da comporta da represa São José, que deságua no Ribeirão Claro.
A autarquia reforça que a colaboração da população em fazer o uso responsável da água, evitando desperdícios, é fundamental, principalmente como forma de impedir medidas mais restritivas, caso sejam necessárias diante do cenário do abastecimento, que é analisada todos os dias pelo Daae.
CAMPANHA
Como medida educativa, o Daae está realizando uma campanha voltada ao uso consciente da água através da divulgação de artes informativas, com dicas para economia de consumo de água que são publicadas nas redes sociais oficiais da prefeitura, no Instagram (@prefeituraderioclarosp) e Facebook (www.facebook.com/prefeituraderioclarosp).
Por Redação DRC / Foto: Divulgação