O Shopping Rio Claro, em parceria com a Clínica Materno Infantil Olifant, promove diversas ações em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2024 nos dias 10 e 17 de agosto.
As atividades são diversificadas contam com exposição de fotos, oficinas e rodas de conversa com especialistas, como yoga para mãe e bebê, massagem Shantala, conversa com fisioterapeuta obstétrica e com psicóloga materno e infantil, pré-natal coletivo e na amamentação, musicoterapia e mamaço, que fecha a programação às 16h do dia 17 de agosto.
De acordo com Nancy Wanderley, coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro, o objetivo das ações é divulgar a importância da amamentação para a saúde dos bebês e compartilhar conhecimento sobre a promoção do bem-estar físico e emocional de mães e recém-nascidos.
“A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma das ações da Organização Mundial da Saúde que visa incentivar a amamentação como alimento fundamental para a saúde de bebês, além de acolher as puérperas, fortalecer o vínculo afetivo e permitir às crianças crescerem fortes e saudáveis”, destaca Nancy Wanderley.
Confira a programação completa da Semana Mundial de Aleitamento Materno do Shopping Rio Claro.
Semana Mundial de Aleitamento Materno
A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2024 tem como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em todas as situações, e destaca a necessidade de melhorar o apoio à amamentação reduzindo as desigualdades que existem na sociedade, com atenção especial a amamentar em tempos de emergências e crises. O evento faz parte da campanha Agosto Dourado que, neste ano, traz o tema “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, estima-se que a amamentação seja capaz de diminuir em até 13% a morte das crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. O Brasil tem evoluído nas taxas de amamentação ao longo das décadas, mas ainda está abaixo do recomendado.
A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no país foi de 45,8%, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) publicado em 2021. Representa um avanço relevante em cerca de três décadas, já que o percentual era de 3% em 1986. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até 6 meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice até 2030 chegue a 70%.
Foto: Divulgação