Na última segunda-feira, dia 10 de junho, foi comemorado o Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. A data marca o aniversário de uma irmandade que nasceu há 89 anos nos Estados Unidos pelo corretor da Bolsa de Nova York, Bill Wilson, e o médico cirurgião Robert Smith, na pequena cidade de Akron, no estado de Ohio.
Uma conversa casual entre eles, Bill um ex-bebedor e o dr. Bob ainda um alcoólatra, marcou o início da criação do AA em 10 de junho de 1935. A data marca o dia em que o dr. Bob tomou seu último gole de álcool. Surge então a irmandade de Alcoólicos Anônimos Bill W. e o dr. Bob, que se espalhou pelo mundo, ajudando pessoas dependentes de álcool.
Atualmente, são cerca de três milhões de membros distribuídos por diversos países. Hoje, além dos grupos que se reúnem de forma presencial, há também grupos com reuniões on-line, que começaram durante a pandemia de Covid-19.
O grupo chegou no Brasil em 1947 no Rio de Janeiro, ou seja, há 77 anos, e hoje a comunidade tem aproximadamente 4.570 grupos em todas as regiões do país. A rede de apoio criada pelos grupos apoia a sobriedade dos participantes.
Em Santa Gertrudes existe o Grupo União que funciona na sala da Capela São Joaquim localizada na Rua 1-A, 157, no Centro. As reuniões do AA são realizadas aos domingos, a partir das 9 horas.
O que é o AA
Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de pessoas que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudarem outras a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber.
Para ser membro de A.A. não há cobranças de taxas ou mensalidades. A irmandade é autossuficiente, graças às contribuições voluntárias dos próprios membros. O A.A. não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; e não apoia nem combate quaisquer causas. O propósito primordial é ajudar os alcoólicos a alcançarem a sobriedade.
O grupo não mantém registro formal dos participantes com coleta de dados pessoais. A recuperação é baseada nos “12 Passos”, um programa espiritual que ajuda o possível doente alcoólico a reconhecer o seu problema e a trata-lo a partir de mudanças em seus hábitos e atitudes.
Por entender que o alcoolismo é uma doença progressiva, incurável e de determinação fatal que leva o seu portador à loucura e à morte prematura, a principal sugestão do AA é que se evite o primeiro gole de qualquer bebida alcoólica. Ao fazer isso, o portador da doença do alcoolismo ficará livre da obsessão mental e da compulsão física que o leva a beber de forma descontrolada e autodestrutiva.
Foto: Reprodução/www.paraentender.com.b