A tarifa de água pode ser reajustada em 22% em Santa Gertrudes. Para tentar impedir o alto índice, vereadores do município vizinho convocaram a população a participar de audiência pública para discutir o assunto e pressionar a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado), e diminuir o percentual a ser aplicado na revisão tarifária que acontece a cada quatro anos e está prevista em contrato.
O valor do aumento é calculado e solicitado pela BRK Ambiental e analisado pela Arsesp, que pode autorizar ou não. A audiência será no dia 10 de outubro, às 14 horas, no Centro Cultural.
O tema foi lançado por Reginaldo Pereira da Silva, o Totó (PSC), durante a sessão da Câmara dessa terça-feira (1º), e comentada pelos demais vereadores. “O Brasil só vai dar certo se estivermos unidos e lutar pelos nossos direitos e, neste caso, só a pressão da população pode derrubar este aumento”, enfatizou Totó. Willian Bento (PTB) explicou que a BRK propôs 22% de aumento e este índice será analisado durante a audiência pública: “Não cabe aos vereadores, nem ao prefeito indicar o índice, não temos autonomia para impedir, nossa função é informar e estar junto com a população lutando para rever o valor”. Willian convocou os munícipes para acessarem o site arsesp.sp.gov.br e oficializar a reivindicação.
O presidente da Câmara, vereador Antonio Carlos Candido, o Gordinho (PTB), comunicou que o aumento não “passa” pela Câmara. “O reajuste não precisa de autorização da Câmara para ser aplicado, não votamos, quem decide é a Agência Reguladora, por isso é importante a participação popular pressionando contra o alto índice”. Alexandro Souza Vieira, o Alexandro do Iporanga (PSC), também chamou o consumidor a lutar pela redução.
POLUIÇÃO
Dentre os assuntos relatados durante a sessão, destaque para a participação do presidente da Casa em reunião com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido. Na sede da Aspacer, também na terça-feira (1º), o secretário se reuniu com empresários, Cetesb e autoridades, discutiu o problema da poluição e sobrevoou o parque industrial e minerário.