O dia mundial da água foi comemorado em 22 de março, a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 21 de fevereiro de 1993, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre o uso racional da água.
A relação homem e água aborda vários temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento dos recursos hídricos de forma correta e medidas necessárias para solucionar problemas relacionados com a poluição.
No Dia Mundial da Água todos os anos é escolhido um tema que é abordado, como exemplo em 2021 o tema foi “Valorizar a água” e neste ano “Águas Subterrâneas”, tudo para relatar sobre esse mineral de extrema importância para a vida.
As águas subterrâneas apesar de escondidas sob os nossos pés, enriquecem nossas vidas, sustentando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, indústria, agricultura e ecossistemas. Essas águas invisíveis precisam ser melhor gerenciadas, pois além da poluição, em muitos locais ocorre a exploração sem planejamento, mudar essa realidade é essencial, pois as águas subterrâneas são fundamentais para promover o progresso local, colaborando com o crescimento econômico e erradicação da pobreza, promovendo bem-estar das populações e a dignidade humana.
A crise hídrica está frequentemente sendo anunciada, citando ocorrência de fenômenos extremos; longos períodos de secas e enchentes e inundações história, devido as chuvas intensas, porém pouco se fala das águas subterrâneas, que são importantíssimas para a manutenção dos ecossistemas e da vida, pois 98% da água doce disponível no planeta é subterrânea.
Foi criado um dia especifico para esse recurso natural tão importante para a vida, devido a presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta e a urgência para conscientização de sua economia. A água é responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra, é um grande patrimônio mundial, sendo dever de cada ser humano conservá-la.
O acesso a água é desigual, mas este recurso natural é um direito de todos. No contexto atual soma-se cerca de 3500 mortes ligadas diretamente as condições inadequadas de fornecimento de água, higiene e saneamento básico. Cerca de um bilhão de pessoas não possuem acesso a um abastecimento de água que seja suficiente para suprir as necessidades diárias, segundo a ONU.
A água é um dos alimentos mais importantes para a vida, ela não pode faltar em nosso organismo. Mais de dois terços de nosso corpo é constituído de água. A pessoa doente pode ficar sem comer por quatro dias, mas se ficar sem ingerir água por quatro dias ela pode morrer. A água de nosso corpo precisa ser continuadamente reposta, porque ela é permanentemente eliminada. Nenhum outro liquido é tão puro, completo e saudável como a água e por isso tão necessário para a vida.
A Declaração Universal dos direitos da água em seu artigo 4º prescreve que “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”.
Precisamos colocar em prática algumas dicas de como preservar esse bem tão precioso, a primeira dica é utilizar somente o necessário, como reduzir o tempo no banho, torneiras fechadas ao escovar os dentes ou cozinhar; aproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal; procurar não lavar calçadas com mangueira, utilizar vassoura e usar balde com água, outra dica é verificar se na residência não há vazamentos e caso seja constatado procurar pessoa especializada para sanar o problema.
E para finalizar fica aqui uma frase que devemos ter sempre em mente: a Água fonte natural de vida, tudo vai acabar se ela secar.