A Câmara Municipal de Rio Claro realizou nesta segunda-feira (7) a primeira sessão ordinária de outubro e após as eleições de domingo (6). Com o fim da eleição, o Legislativo retomou a transmissão on-line das sessões, assim como a divulgação no portal e redes sociais.
Na sessão desta segunda não havia projetos inscritos na ordem do dia para votação, apenas o expediente. A sessão contou com a presença da vice-prefeita eleita Maria do Carmo Guilherme (MDB) e seis dos sete novos vereadores eleitos, que receberam os cumprimentos dos parlamentares: Prof. Dalberto (PSD), Emilio Cerri (Podemos), Fernando do Nordeste (PSD), Tiemi Nevoeiro (Republicanos), Claudino Galego (PP) e Ananias do Espetinho (MDB), além do presidente municipal do PSD, Rogério Marchetti.
A sessão foi marcada pelo uso da Tribuna Livre para agradecimentos aos votos recebidos no pleito do último domingo (6). O primeiro a puxar a fila foi Moisés Marques (PL), candidato mais votado nas eleições deste ano com 3.508 votos. Ele agradeceu a Cristo pela “oportunidade de representar a população por mais quatro anos”, e também aos seus eleitores pela “confiabilidade no seu trabalho, projetos e propostas” e reiterou que isso terá continuidade.
Agradecimentos também foram feitos por Val Demarchi (PL) pelos 1.266 votos recebidos. Na mesma linha Sivaldo Faísca (PL) agradeceu seus 1.652 votos. Pastor Diego Gonzalez (PSD) – 2.133 votos, Hernani Leonhard (MDB) – 1.575 votos, Serginho Carnevale (PSD) – 1.808 votos, presidente José Pereira (PSD) – 1.754 votos na 10 eleição com oito vitórias, Rafael Andreeta (Republicanos) – 2.866 votos, Julinho Lopes (PP) – 1.707 votos e Adriano La Torre (PP) – 1.365 votos. Todos agradeceram a Deus, família, equipe de trabalho e a população pela reeleição.
A sessão desta segunda também teve momentos emotivos em tom de despedida. Sem conseguir se reeleger, o vereador Geraldo Voluntário (MDB) encerrará seu mandato em 31 de dezembro, assim como Irander Augusto (Republicanos) e Luciano Bonsucesso (PL). Irander e Voluntário fizeram uso da tribuna para agradecer o apoio recebido e ressaltar o trabalho realizado ao longo do mandato.
O vereador Alessandro Almeida (PSD) não disputou a reeleição e também se despedirá do cargo em dezembro, assim como Vagner Baungartner (PSD). Almeida destacou as conquistadas da Câmara Municipal nessa legislatura, especialmente na causa animal, e solicitou aos vereadores eleitos e reeleitos que continuem o trabalho em andamento citando o ensino sobre bem-estar animal nas escolas, a Patrulha de Proteção Animal da Guarda Civil Municipal (GCM) e a inauguração da UBS Animal.
Por Ednéia Silva / Foto: Emerson Augusto/Câmara Municipal