Somente nos seis primeiros meses de 2021, foram registradas 72.101 ocorrências de violência contra mulheres, incluindo homicídio, feminicídio, estupro e outros atentados, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Já no primeiro semestre de 2020 foram denunciados 62.479 casos.
Para efetuar uma denúncia de violência doméstica ou familiar, vá até uma Delegacia de Defesa da Mulher ou entre em contato com a central de atendimento à mulher Ligue 180. O canal funciona 24h por dia e é confidencial e gratuito.
A Guarda Civil Municipal de Rio Claro que realiza trabalho diário com a Patrulha Maria da Penha também participa da campanha durante o mês de agosto visando o enfrentamento à violência doméstica. Durante o período pandêmico, as agressões contra as mulheres cresceram muito no município, conforme destacou a corporação, com isso a Patrulha Maria da Penha, intensificou o número de visitas em decorrência de medidas protetivas emitidas pelo Poder Judiciário. As prisões em flagrante delito, também aumentaram, somente no primeiro semestre, foram mais de 20 prisões efetuadas pelos patrulheiros da GCM.
Para denúncias, a Guarda Civil Municipal disponibiliza os seus telefones gratuitos de emergência 153 e 08007711532. Para mais informações sobre a campanha e a Patrulha Maria da Penha a GCM disponibiliza o e-mail: guardaparceiradasociedade@gmail.com.
GCMS prendem homem por descumprimento de medida protetiva
Uma equipe de GCMS foi solicitada a comparecer na UBS do bairro Santa Eliza, na tarde de quinta-feira (5). No local, os Guardas se depararam com um homem alterado na calçada, que ameaçava todos os pacientes e funcionários da unidade de saúde. Após a abordagem, foi verificado pelos GCMs que o indivíduo na verdade, estava alterado por causa de sua parceira, que encontrava-se no interior da UBS, e temendo ser agredida, se trancou em uma das salas. Indagada, ela informou aos Guardas que possuía contra seu ex-companheiro, uma medida protetiva de urgência que o impedia de se aproximar dela. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Defesa da mulher onde foi preso por descumprir a medida judicial.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação