Na tarde da última quinta-feira (28), a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), comunicou ao Diário do Rio Claro o final das negociações para que Rio Claro sediasse os Jogos Abertos do Interior. “A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) informa que encerrou sem sucesso negociações com a Prefeitura de Rio Claro para que o município sediasse a 82ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni (Jogos Abertos do Interior). A administração municipal havia se comprometido a sediar o evento em dezembro do ano passado, mas desistiu. Com isso, a competição, inicialmente prevista para ocorrer entre os dias 17 e 29 de setembro, terá de ser transferida para o mês de novembro. A SELJ lamenta eventuais transtornos e em breve anunciará uma nova sede para os jogos”.
Informações extraoficiais de dentro da SELJ, apontam que o cancelamento prejudicou a programação dos Jogos e da secretaria. “Rio Claro assinou o acordo em dezembro do ano passado e o desfez menos de três meses da realização do evento. Acaba prejudicando, inclusive a programação dos atletas que se prepararam”, disse a fonte ao Centenário.
Questionada a prefeitura de Rio Claro também confirmou o fim das negociações e destacou que o cancelamento não irá gerar ônus ao município. “Com relação às licitações, a prefeitura foi informada no ano passado de que os processos seriam feitos pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude. Agora, a menos de três meses para o início da competição a prefeitura foi surpreendida com a mudança nas regras transferindo ao município a responsabilidade de realizar as licitações, inviabilizando a realização do evento em Rio Claro”, destacou a assessoria.
A prefeitura se esquivou da possível realização da atividade no próximo ano e informou que está aberta a realização de novos eventos, “desde que a gestão dos mesmos seja feita com responsabilidade que é a marca principal do atual governo municipal”.
ENTENDA O CASO
No último dia 21, a Prefeitura de Rio Claro distribuiu comunicado informando estar enviando oficio ao governo estadual, comunicando decisão de não mais sediar os Jogos Abertos do Interior. O motivo da desistência seria a mudança por parte do governo estadual, modificando as regras de parceria, que inviabilizaria a realização no município, por falta de tempo hábil para novas licitações.
Questionada pela reportagem do Diário do Rio Claro, a SELJ informou que havia recebido o oficio, e imediatamente iniciou negociações para evitar mudanças drásticas e que via com otimismo as realizações dos Jogos Abertos ainda na cidade de Rio Claro. Na tarde de quinta-feira (28), as negociações foram dadas por encerradas e definitivamente os Jogos Abertos 2018 não serão realizados na Cidade Azul.