Na quinta-feira (5) os agentes ambientais da Escola Municipal Antonio Maria Marrote, no Bairro do Estádio, foram empossados, recebendo das mãos da diretora Rita Lissandra Moro Silva o termo em que se comprometem a aprender e ensinar práticas ambientais de sustentabilidade.
O município de Rio Claro tem 700 alunos da rede pública municipal de ensino atuando como agentes ambientais em 27 escolas. Os números são referentes ao ano de 2022 e fazem parte do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Estamos apostando nas crianças para a mudança de hábitos dos adultos”, observa a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.
Os alunos selecionados pelas escolas municipais participam das orientações ambientais, de visitas técnicas a pontos difusores de conhecimentos e vão a fóruns de discussão com agentes ambientais de escolas.
Entre as práticas ambientais que os agentes se comprometem a aprender e ensinar estão o zelo pela água e energia elétrica, participação na reciclagem de resíduos sólidos e coleta de óleo de cozinha, plantar e regar árvores, e promover outras boas práticas de cidadania pelo meio ambiente.
A escola Maria Marrote desenvolve o projeto Agentes Ambientais orientada por Edison Norberto Andrade, coordenador de meio Ambiente do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico, e pelas professoras coordenadoras Katia R. H. Barsotti Milani e Elaine Garcia.
Foto: Divulgação