A prefeitura de Rio Claro anunciou um novo serviço de saúde nesta quarta-feira (17). A Central de Atendimento Avançado em Saúde (CAAS) funciona pelo telefone 0800-019-0999. A partir de agora, as consultas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família são agendadas por essa linha. Ou seja, o 0800 é a porta de entrada para conseguir atendimento na rede pública municipal de saúde. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
“A central é uma ideia para revolucionar o sistema de saúde. O serviço vai permitir que a pessoa possa agendar, reagendar ou cancelar a consulta por telefone e, com isso, diminuir o absenteísmo e o tempo espera para o atendimento”, disse o prefeito Gustavo Perissinotto ao anunciar o novo serviço.
A secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, informou que o serviço vem sendo testado desde fevereiro e com resultados positivos. “Conseguimos aumentar em 20% o atendimento e diminuir em 7% a fila de espera em cinco meses”, informou Giulia ressaltando que a comparação foi feita com período anterior à pandemia de Covid-19. “Isso significa uma redução de 20% no tempo de espera”, acrescentou Gustavo.
De acordo com ele, o novo programa integra a série de ações realizadas pela prefeitura para melhorar o serviço de saúde no município. Como exemplo, ele citou o horário estendido em funcionamento em quatro postos de saúde (Mãe Preta, Bonsucesso, Jardim Novo e Terra Nova). A ideia é incentivar a demanda espontânea e melhorar o fluxo de atendimento nas unidades de urgência e emergência (UPA da 29 e PA do Cervezão), já que 80% dos casos atendidos não são urgentes ou emergentes e poderiam ser resolvidos na atenção básica, isto é, nos postos de saúde. “O objetivo é reter o paciente no lugar certo, já que esses casos leves poderiam ter acompanhamento e tratamento ambulatorial”, ressalta Giulia.
Segundo o prefeito, a demora na marcação da agenda incentiva a falta às consultas, já que os pacientes esquecem o compromisso ou acabam recorrendo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) desvirtuando o sistema. “A diminuição do tempo de espera sempre foi uma grande demanda do usuário e estamos conseguindo atingir esse objetivo com as ações que estamos implementando”, afirmou Gustavo. “Queremos trazer as pessoas de volta para a atenção básica porque isso previne as doenças e promove a saúde ao identificar e tratar logo o problema”, comenta.
O prefeito salientou ainda que a prefeitura está reformando todos os equipamentos de saúde e terminando o processo de credenciamento do Pronto Atendimento do Cervezão que será transformado em UPA. Além disso, o município deve finalizar em outubro ou novembro a contratação do projeto executivo do novo hospital com 60 novos leitos, projeto desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Claretiano.
Ampliação de leitos SUS
Também na área da saúde, deverá ser concluída em janeiro ou fevereiro do ano que vem a reforma do prédio do antigo PSMI, hoje administrado pela Santa Casa de Misericórdia, que terá mais 24 leitos credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O município investe mais de R$ 15 milhões por ano no custeio da unidade.
O prefeito destacou que essas novas unidades vão ampliar para 184 o número de leitos com atendimento pelo SUS, um aumento de 84%. “A CAAS vem ao encontro desse objetivo e estamos dando mais um passo importantíssimo para atingir essa revolução que estamos promovendo na saúde”, frisou Gustavo.
Agendamento de exames
A secretária Giulia frisa que a linha 0800 não poderá ser utilizada para o agendamento de exames e outros procedimentos, somente para a marcação de consultas. “Quem agenda exame é o médico. A CAAS será a porta de entrada do paciente na rede de saúde que ficará responsável por fazer os demais encaminhamentos e procedimentos necessários”, explicou.
A rede pública municipal de saúde é composta por 22 unidades de saúde, sendo 18 USF e quatro UBS. Essas unidades vão trabalhar de forma integrada. “Agora, o único caminho de acesso para o agendamento de consultas é o 0800-019-0999”, esclareceu Giulia.
Ela informou ainda que a alteração de dados cadastrais no prontuário deve ser feita presencialmente nas unidades de saúde para garantir a proteção e a veracidade das informações. A solicitação de mudança de médico também deve ser feita pessoalmente. Além disso, reclamações ou sugestões devem ser feitas à ouvidoria que atende pelo telefone (19) 3522-3600, ramal 222. A central 0800 só vai atender agendamento de consultas.
A secretária observou ainda que as equipes de saúde vão utilizar ligações e mensagens por SMS para confirmar os agendamentos de consultas. Por isso, é importante que os pacientes mantenham telefones e e-mails atualizados no prontuário. Esse método de comunicação também será utilizado para convocar os faltosos às campanhas de vacinação. “O celular será o canal para nos comunicarmos de forma mais efetiva com a população”, disse.
Cirurgias eletivas
Na coletiva desta quarta-feira (17), o prefeito Gustavo informou sobre a redução na fila de espera para cirurgias eletivas no município. De acordo com ele, foi zerada a fila para gastroenterologia, hérnia de disco e vesícula. Até outubro deve ser zerada a fila de oftalmologia para catarata e pterígio.
Outras especialidades também tiveram redução: 70% na ginecologia, mais de 60% na ortopedia e 50% nas cirurgias vasculares. Na área de neurologia, foram realizadas 106 cirurgias eletivas de coluna e 30 de crânio. Esses procedimentos são de alta complexidade e são regulados pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), serviço do governo estadual. Conforme o prefeito, Rio Claro não tem filas para cirurgias eletivas de oncologia.
Redação DRC / Foto: Divulgação