Conforme as informações do Boletim de Ocorrência, o acidente com uma aeronave de pequeno porte, Prefixo PU-DLD ocorreu na tarde de domingo (21) no Aeroporto Adhemar de Barros, aeroclube de Rio Claro. Segundo o registro, a aeronave capotou no momento do pouso. Piloto e copiloto foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para um hospital particular. As vítimas tiveram ferimentos leves. Em seguida um caminhão guincho fez a remoção da aeronave. Equipe de perícia técnico cientifica realizou trabalho no local.
O piloto compareceu ao plantão policial e informou que estava pousando sua aeronave, cruzando a cabeceira 21 tocou na pista, ocasião em que o trem de pouso dianteiro (comumente chamado de bequilha) quebrou, pilonando a aeronave. O piloto também forneceu para a polícia os dados de sua licença, Habilitação Tipo Mono Motor (MNTE) com validade até 04/2023, certificado médico Aeronáutico ( CMA ) válido até 17/01/2022, além de documento de sua aeronave, sendo Certificado de autorização de Voo Marca Experimental, quanto Certificado de aero navegabilidade Experimental.
Foi efetivado contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – “Cenipa” e expedida mensagem para o CEPOL para envio das referidas informações à “ANAC”. A Aeronave não pertence ao aeroclube de Rio Claro e nem a seus associados, sendo particular. Polícia Militar e Polícia Civil também compareceram ao local para atendimento da ocorrência.
Por Janaina Moro / Foto: Danilo Barbosa