Outdoors instalados no município vem gerando grande debate, seja nas redes sociais, sejam nos círculos de amizade. As mensagens de viés político se atacam, cada um defendendo uma corrente de pensamento e partido. O tema suscitou até mesmo reportagens em grande veículos de comunicação e as brigas entre os partidários saíram do plano das ideias e chegaram à Diretoria do Aeroclube, local no qual alguns dos outdoors foram instalados.
A medida adotada pela Diretoria foi o pedido de retirada dos equipamentos. Em nota publicada nas redes sociais oficiais da instituição a Diretoria explicou que o Aeroclube de Rio Claro é uma entidade apartidária, associação civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, nos termos da Lei Federal 7.565/1986. Segundo a nota, foram colocados ao menos dois outdoors de cunho ideológico na área do aeródromo, com dizeres favoráveis e contrários a uma determinada corrente política. “Em ambas as ocasiões, uma verdadeira legião de fanáticos, que não respeitam as opiniões divergentes, começou a entrar em contato com a entidade, algumas vezes de forma ameaçadora, solicitando a retirada das placas de publicidade. Tais ataques partiram de ambos os lados, dependendo da corrente exposta nas placas de publicidade.”
Conforme a nota, não houve outra opção a não ser solicitar a retirada. “Infelizmente, dentro de uma sociedade imatura, que desconhece a coexistência de pensamentos, correntes e ideologias, não coube outra opção à entidade a não ser solicitar à empresa responsável para que retirasse as placas de publicidade – pró e contra determinada corrente política – a fim de que cessassem os ataques e incômodos sofridos. Prontamente, a empresa responsável atendeu ao pleito. E, diferentemente daquilo alguns afirmam via redes sociais, não houve qualquer ameaça, ou coação por parte da entidade. Ao contrário, foi apenas exposto o problema e solicitada a compreensão da empresa, a qual, gentilmente, atendeu ao pleito.”
A diretoria lembra ainda que por força do seu Estatuto Social, bem como normas da ANAC, é uma entidade apartidária. “Institucionalmente, não segue, não defende e não se opõe a qualquer ideologia, corrente filosófica, ou religiosa. Entende que, a manifestação de pensamento é livre e deve ser promovida, sempre de forma respeitosa e harmônica.”
De acordo com a diretoria, “o Aeroclube de Rio Claro possui quase 100 sócios ativos, cada qual com seu pensamento, crença, religião e corrente ideológica. Todos convivem harmonicamente, respeitando as diferenças. Que a união dos seus associados sirva de exemplo para a sociedade brasileira, que insiste em desrespeitar as diferenças e tratar ideologia política como uma partida de futebol”.