Nesta terça-feira (28), a Associação Esportiva Velo Clube completa mais um ano de atividades!
Desde aquele longínquo 28 de agosto de 1910, quando na residência de Miguel Ângelo Brandoleze era criada a gloriosa agremiação, inúmeros êxitos foram alcançados e uma Paixão Maior que segue movendo a Torcida Velista! Para comemorar, além das novidades para o segundo semestre* que a Atual Diretoria já havia revelado ao Diário Esportes [relembre no box ao lado], coisas novas vêm por aí! Isso mesmo! Sem contar que, HOJE, acontece a inauguração do Memorial Rubro-Verde, espaço que reúne todo o acervo de troféus e de imagens que marcaram a História do Clube da Rua 3!
Como não poderia deixar de ser, o DE – o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Cidade Azul –, preparou Matéria Especial em que ouviu pessoas que nutrem afetividade com o clube e, também, o Presidente Reginaldo Breda que, entre outras coisas, aliás, avaliou a trajetória do Galo Vermelho como vitoriosa. “É uma entidade centenária que segue em plena atividade, com as contas em ordem e disputando o Paulista, além de seguir movimentando as categorias de base de Rio Claro. Creio que dessa maneira, com ações que visam sobretudo engrandecer o Esporte Local, manteremos viva a sua História de Glória e Grandeza”, enfatizou.
Questionado acerca da conquista que julga a mais importante ao longo da quase onze décadas de participação ativa na vida esportiva do rio-clarense, Breda foi categórico: “Com certeza o acesso de 1979, quando subimos a Elite do Futebol Paulista”. Cabe lembrar que AE Velo Clube e Paulista FC disputaram vitória em três embates no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas: o primeiro, no dia 3 de junho de 1979 [AE Velo Clube 3X1 Paulista FC]; o segundo, dia 6 de junho de 1979 [AE Velo Clube 0X0 Paulista FC]; e, o terceiro, dia 10 de junho de 1979 [AE Velo Clube 2X1 Paulista FC]. Já com relação ao atual momento do Futebol Brasileiro, o dirigente avaliou como “extremamente difícil, pois para as equipes do Interior do Estado de São Paulo, a modalidade é um produto muito caro que exige alto investimento financeiro e, infelizmente, as boas parcerias estão cada vez mais difíceis”.
Para o futuro, Breda revelou que segue com o intuito de montar um bom elenco de profissionais em 2019, bem como estruturar as categorias de base e lançar oficialmente a Franquia AEVC. “Um Boa Nova que vai de primeira mão ao Diário: em 2019, queremos ser sede da Copa São Paulo Futebol Júnior, que completa 50 anos de existência, e as conversas estão bastante adiantadas e, em breve, anunciaremos o resultado. Enfim, seguimos com muito trabalho para deixar o Velo no lugar em que merece, ou seja, entre os melhores do Esporte praticado nas quatro linhas”, concluiu. Continue ligado, pois emoção e informação sobre a AE Velo Clube, o rio-clarense encontra AQUI, no Número 1!
ESCALAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS
A diretoria da AE Velo Clube aceitou a proposta do Diário Esportes e escalou o Time Rubro-Verde de Todos os Tempos divididos em dois grupos [o A e o B] com dez atletas cada. Breda e os demais dirigentes gostaram tanto do desafio que, de acordo com o que foi revelado à reportagem, devem lançar em breve uma enquete para que toda a torcida opine sobre os melhores jogadores que julgam ter de integrar a Lista de Craques! Continue Ligado!
TIME A: RENATO, HERCULES, ADEMAR, PATOLA, JAIRO, EDSON AUGUSTO, GUERRA, ODAIR COLOGNA, IVAN E REGINALDO.
TIME B: HENRIQUINHO, CELINHO, ALMEIDA, HÉRCULES, BERTINHO, SÉRGIO SCHIAMANA, ELI CARLOS, EDSON SÓ, NIANDER, QUEQUI.
TÉCNICO: HENRIQUE PASSOS.
MENÇÃO HONROSA: NIVALDO NOGUEIRA, JOÃO POLASTRI, BONAFÉ, CANHOTO, TITO LÍVIO MAULE, RICHARD OLIVEIRA, VALENTIM E PIRULITO.
DIRETOR FUTEBOL: JOÃO DONIZETTE MARCONDELLI.
PRESIDENTES: NELSON ARAÚJO E ADALBERTO IRINEU BORGES.
DEPOIMENTOS
NIANDER – JOGADOR DA AEVC
“Gostaria de parabenizar o Tradicional Velo pelos 108 anos de existência e, também, por suas conquistas, o que o troneou uma referência do Futebol Paulista. Estou no Rubro-Verde há quatro anos e tenho muito orgulho de vestir essa camisa, pois além de atleta me tornei um Velista. Parabéns, Velão!”
JOSE CARLOS ERBETTA – EX-JOGADOR DA AEVC
“Ser jogador de futebol profissional era o meu sonho de moleque, quando ainda jogava bola nas ruas da Vila Martins. Em 1972, o Velo entrou e ficou na minha vida para sempre e é onde aprendi a ser homem, a conviver com os obstáculos da vida e, principalmente, conquistar amigos que ao longo de 46 anos ainda estão guardados no meu coração. Foram mais de 250 jogos e cinco gols, portanto o querido Rubro-Verde continua e continuará sempre a Grande Paixão!”
RAFAEL CRISTOFOLETTI – MANTENEDOR DO MEMORIAL RUBRO-VERDE
“Falar do Velo e difícil, pois envolve sentimentos que emocionam e trazem saudades da infância, quando frequentava o Benitão com meu avô Wair. Sempre uso a seguinte frase quando quero definir minha ligação com o clube: orgulho de ser Velo desde sempre!”
PAULINO MELLO – FOTÓGRAFO DA AEVC
“O Velo Clube produz no torcedor um sentimento inexplicável! Um clube de tradição e de glórias mil! Parabéns Velo! Que seu futuro seja de glórias e que eu possa continuar atento registrando tudo com minhas lentes em punho!”
RODRIGO CAVALARI – DIRETOR DA TORCIDA GERAL
“O Velo representa uma caminhada que exerço diariamente em minha vida, pois mesmo nos momentos difíceis, ver o verde e o vermelho de suas cores é gratificante. Desejo para o clube que pessoas comuns não manchem a sua História tão rica e que volte a ser uma resistência popular dentro da cidade, fato que sempre o fez ser grande!”
GERALDO JOSÉ COSTA JR. – TORCEDOR
“Tinha três anos de idade quando levado pelas mãos de meu pai entrei pela primeira vez fui no Estádio Benitão. Foi amor à primeira vista. O velo é uma paixão pela qual a gente sofre e sorri, porém, não deixa de sentir!”
SEGUNDO SEMESTRE DE 2018*
Conforme anunciado pelo DE há alguns dias, a AE Velo Clube fechou parceria com a Camisa 10, de Pirassununga, e Escolinha do Cris-CR10, de Rio Claro! Visando integrar o Campeonato Paulista de Futebol com as categorias sub 11 e sub 13, o Presidente Reginaldo Breda expôs que a atividade faz parte das ações que pretende desenvolver com as categorias de base durante a sua Gestão. “A nossa intenção é criar a oportunidade aos atletas do município e também de valorizar o trabalho das Escolas de Futebol. Implementando o sistema de Franquia do Velo, ou seja, celebrando contrato com as escolinhas de futebol existentes, todos ganham porque a marca do clube passa a ser a porta de entrada para os garotos das escolinhas que podem vir um dia a jogar no Profissional’, explicou.