Nesta terça-feira dia 8 um episódio de violência terminou com a morte de um jovem de 16 anos no bairro Santa Eliza, em Rio Claro. O adolescente, identificado pelas iniciais J.P.B., estava escondido em uma residência na Rua 29 após ter cometido uma tentativa de feminicídio no mesmo dia.
O BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em uma operação conjunta com a Polícia Civil e a Delegacia de Defesa da Mulher recebeu informações sobre o paradeiro do suspeito. Ao chegarem no local indicado, os policiais avistaram uma motocicleta sem placa, utilizada no crime e registrada como roubada. Durante a abordagem, o adolescente tentou fugir e, em um momento de confronto, disparou contra os policiais com um revólver calibre .38.
Apesar da tentativa de se proteger com um escudo balístico, a equipe foi forçada a reagir. O adolescente foi atingido e socorrido imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento do Cervezão, mas não resistiu aos ferimentos.
Além da tentativa de feminicídio, o adolescente já possuía um histórico criminal grave. Em 2023, ele havia sido responsável pelo homicídio da própria avó paterna, o que torna o desfecho desta terça-feira ainda mais impactante.
A vítima foi atingida na cabeça e está internada na Santa Casa. O hospital não informou o estado de saúde. A polícia segue investigando o caso e os detalhes do crime, enquanto a família da vítima e os moradores de Rio Claro tentam processar o ocorrido.
Aos 15 anos, adolescente matou a avó em 2023
A vítima Adriana Cristina Ribeiro, de 50 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime, que aconteceu na véspera do Dia dos Avós. O caso aconteceu por volta das 18h50 do dia 17 de julho de 2023, no bairro Santa Elisa.
A Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de feminicídio na Rua 29. Segundo informações do boletim de ocorrência, o próprio adolescente teria ligado para o 190 e dito que teria matado a avó em casa.
Ainda de acordo com a polícia o adolescente também teria ligado para o pai pedindo perdão e desligado o celular. O pai do jovem foi ao local do crime e encontrou a mãe morta nos fundos da casa.
Segundo a polícia, a vítima foi atingida por ao menos dois golpes no pescoço. A perícia apreendeu uma faca na pia da cozinha, possivelmente usada no crime.
O delegado Carlos Alberto Schio, que atendeu a ocorrência, informou que a vítima já tinha passagem pela policia por trafico de drogas e que esteve presa até 2018.
Já o adolescente não tinha passagem e não tinha histórico de ser violento, segundo o que a família contou. A apreensão dele foi decretada pelo delegado já na época.
Foto: Reprodução