Rio Claro está se preparando para o lançamento do programa #RioClaroCidadeInclusiva, em conjunto com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É uma iniciativa com o objetivo de fomentar a inclusão e difundir o importante papel de todos para uma sociedade mais inclusiva. O programa inclui formações e usos de novos equipamentos e tecnologias. Algumas iniciativas já estão em andamento, como o aparelho adaptado que está sendo implantado no Lago Azul.
O município também terá academia adaptada, de acordo com anúncio do governo estadual, que ainda anunciou R$ 250 mil para calçadas acessíveis. Além disso, já foram entregues equipamento para pessoas com deficiência visual terem acesso a todas as obras da biblioteca do centro cultural e cadeira de trilhas adaptada para Floresta Estadual.
Além disso, a prefeitura, por meio da assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Cultura, inicia neste mês inúmeras ações, como formações, palestras de inclusão para o setor de atendimento social e palestras para universitários.
“Também vamos iniciar mais um curso de Libras online, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência dentro do Programa Todas In Rede, voltado ao atendimento à mulher vítima de violência”, informa o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, explicando que as vagas foram destinadas para servidores da saúde.
O município também está disponibilizando, para pessoas que trabalham com redes sociais e demais interessados, a cartilha “Vamos falar sobre acessibilidade nas redes? Como descrever imagens para pessoas com deficiência visual”. O material está em encurtador.com.br/etuzV.
Segundo dados do IBGE (https://basededadosdeficiencia.sp.gov.br), Rio Claro tem uma estimativa de 12.801 pessoas com deficiência. “Estamos nos preparando para sermos uma cidade cada dia mais inclusiva”, finaliza Meyer.