Fundada em 30 de julho de 1922, a Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, a Acirc, acaba de completar 102 anos. Também no mês passado, a entidade trocou de comando e empossou a nova diretoria chefiada por Nilson Nicoletti. Ele vai presidir a associação pelo próximo triênio 2024-2027 e já traça planos e projetos para sua gestão.
Um dos objetivos é encurtar o distanciamento e aproximar o empresário da entidade. A meta foi anunciada pelo novo presidente Nilson Nicoletti no programa Diário MA TV na última segunda-feira (12). De acordo com ele, existe um “certo distanciamento” que a Acirc pretende diminuir. “A casa é deles e eles [comerciantes] têm que explorar e fazer uso da entidade”, disse.
Esse trabalho já começou com a realização da campanha do Dia dos Pais, e novas ações devem ser realizadas. Além disso, a entidade pretende incrementar os serviços disponíveis para o comércio. Uma das preocupações da Acirc é com o ecommerce, formato de negócio onde todo o processo de venda de um produto ou serviço acontece na internet.
“Nós temos uma preocupação muito grande com o ecommerce, ou seja, queremos oferecer uma gama de serviços que propiciem aos comerciantes se diferenciar ou até mesmo entrar no comércio eletrônico, que é uma realidade que não podemos deixar de atender”, comenta.
Nicoletti lembra ainda que a associação tem vários serviços para as empresas, e também para os consumidores. A entidade tem parceria com o Sebrae, com oferta de treinamento básico de gestão de mercado até os mais complexos. Tem planos médicos e odontológicos que ajudam as empresas a fidelizar e reter talentos.
A Acirc conta ainda com serviço de proteção ao crédito. Conforme o presidente, hoje as operadoras de cartão de crédito diminuíram os limites dos clientes, com isso as empresas precisam ter crédito próprio e segurança para fornecê-lo. O serviço de proteção ao crédito fornece informações sobre a saúde financeira dos consumidores.
A associação também tem disponível salas para locação que podem ser usadas para treinamentos e realização de eventos diversos. A locação pode ser feita por pessoas associadas ou não à entidade, mas quem for sócio tem direito a desconto no valor. Além disso, a Acirc tem ainda auditório e serviço de certificação digital que funciona com horário marcado e conta com a facilidade do estacionamento próprio.
Outro serviço disponível é o espaço para incubadora de empresas. “Quem quiser se instalar em Rio Claro ou quiser se desenvolver temos ótimo espaço para locação”, informou Nicoletti frisando que qualquer empresa que tenha CNPJ pode se associar à Acirc, independentemente do porte: micro, pequena, média e grande.
Segundo ele, as mensalidades têm preços acessíveis, com valor diferenciado para MEIs (Microempreendedores Individuais), comércio e indústria. “Os pacotes de serviços são acessíveis e de acordo com a necessidade da empresa”, afirma.
Fora isso, a Acirc se filia a outras entidades, federação e confederação, para ampliar a gama de serviços oferecidos aos comerciantes. Para Nicoletti, o “associativismo é o caminho para ter sucesso no varejo”. A entidade tem ainda parceria com o Sicoob Paulista que oferece créditos e financiamentos, e também com a prefeitura por meio do Banco do Povo, que oferece microcrédito com taxas diferenciadas.
Também tem o Conecta (antigo PAT) que conta com vários serviços voltados ao mercado de trabalho, como cadastramento de currículos, seguro-desemprego etc. “Nós temos de tudo um pouco para que o empresário tenha sucesso em seu negócio, e esse é o nosso objetivo”, finaliza o presidente.
A Acirc fica na Rua 3, esquina com a Avenida 12, no Centro de Rio Claro. A entrevista de Nilson Nicoletti, na integra pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=9nYQEeuC3Ss
Por Ednéia Silva / Foto: Julia Caparrotti/Diário