O 29 de outubro é Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou nesta terça-feira (31) atividade abordando o tema com profissionais de saúde, pacientes e familiares atendidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victória.
“O Dia Mundial de Combate ao AVC tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil”, observa Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental e reabilitação da Fundação de Saúde. No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional.
Durante a atividade desta terça-feira, profissionais do CER falaram sobre abordagem neurofuncional na reabilitação pós AVC; terapia ocupacional e neurociências na reabilitação pós AVC; tratamento fonoaudiológico pós AVC; e atividade física na prevenção ao AVC. O AVC pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.
Foto: Divulgação