Acelera Tici: Verstappen vezes 4!
Aconteceu o que todos já esperavam e a aritmética comprovava em todos os GP que passavam, temos mais um tetracampeão de F1! O jovem Max Emilian Verstappen, holandês de coração, nascido na Bélgica, múltiplas vezes campeão de kart, o mais jovem piloto a marcar pontos no mundial de F1, o mais jovem piloto a vencer um GP. Uma pessoa extrema que arranca paixões (muito além das fronteiras dos Países Baixos) por onde passa graças ao seu talento e provoca polêmicas graças à sua forte personalidade e determinação inabalável em vencer.
Tomando como base a proverbial cantiga infantil do Elefante, podemos dizer que “Um Verstappen incomoda muita gente. Quatro Verstappen incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.”
A máxima da cantiga infantil ecoa com peculiaridade no universo da Fórmula 1. Já que Max e sua inseparável Red Bull têm se mostrado uma verdadeira força da natureza nas pistas, dominando corridas e conquistando títulos com uma desenvoltura que incomoda muitos.
A agressividade nas ultrapassagens, a determinação em alcançar a vitória a qualquer custo e o talento indiscutível o transformaram em um dos pilotos mais importantes da atualidade. Enquanto uma legião de fãs o admira por sua habilidade e paixão, outros o criticam por sua conduta em pista, considerado por alguns como antidesportiva.
A cada temporada, Verstappen se consolida como um dos principais favoritos a títulos mundiais, aumentando a pressão sobre seus adversários e a expectativa do público. Sua rivalidade com Lewis Hamilton, que marcou época na Fórmula 1, é um dos capítulos mais emocionantes da história recente da categoria.
Independentemente das opiniões, é inegável que Verstappen, desde que começou nas pistas (olha a foto dele pequenininho no kart) é um talento nato e que está redefinindo os padrões da Fórmula 1. Sua presença nas pistas aumenta a previsibilidade dos resultados, mas mesmo assim garante emoção na busca por maneiras de derrotá-lo e um esforço enorme por parte dos outros pilotos em busca de motivação.
A pergunta que fica no ar é: até onde irá o domínio de Verstappen na Fórmula 1? Somente o tempo dirá, mas uma coisa é certa: enquanto ele continuar a acelerar em busca da vitória, a discussão sobre seu legado e seu impacto no esporte continuará a gerar debates acalorados entre os fãs e cenas memoráveis (vide GP de São Paulo 2024) nas pistas.
Em boa companhia
Max deixou Brabham, Lauda, Piquet e Senna para trás com três campeonatos e foi se juntar a Prost e Vettel com quatro. Continua em ótima companhia e, apesar de declarar que não sabe quanto tempo ainda vai permanecer na categoria, tem folego para subir mais ainda na escadinha de títulos. Será que alcança Schumacher, Hamilton e porque não Kelly Piquet a sua companheira que já comemorou sete títulos também com três de seu pai Nelson e quatro de seu amado Max?
Um ano requentado em 2025 e um ano fervilhante em 2026
Já comentei isso aqui e tudo depende de quanto as equipes estão dispostas a economizar em 2025 para preparar um 2026 onde as mudanças de regulamento serão profundas. Aposto em um 2025 com o maior número de vencedores diferentes, o que vocês acham?
A batalha no Qatar deste final de semana promete, com a Mercedes já não tão dominante porque ao contrário do frio da noite (5 graus) do deserto de Vegas vai ser substituída pelo calor (18 graus) do deserto do Qatar, também de noite.
Bem-vinda Cadillac
Finalmente, depois de terem se livrado do Michael Andretti, a FIA e a F1 (Liberty Media) aceitaram a chegada da 11a equipe no grid. A GM através da sua divisão Cadillac pagou o ticket de entrada (mais de 400 milhões de dólares) para em 2026 estar na disputa. Ainda sem o seu motor Cadillac, vai se valer de alugar um motor (Ferrari?) para o projeto. As especulações sobre quem serão os Pilotos já começou, claro, e além das fantasias (Ricciardo, Vettel), esperanças (Bottas, Sargeant) a definição de que pelo menos um deverá ser americano. Chegará a tão esperada vez do Colton Herta?
O que já deu para ver
Apesar de se tratar de um final de semana com a tão discutida Corrida Sprint, já pudemos (graças aos fusos horários que desta vez jogam a nosso favor) ver que nos treinos únicos de 6ª feira e na classificação da sprint, a McLaren (1º e 3º com Norris e Piastri) foi separada pela Mercedes com o Russell que ficou em 2º. A Ferrari (muito bem com os pneus mais duros) fez 4º e 5º com Sainz e Leclerc.
E o nosso herói dessa coluna de hoje, o Max Verstappen? Terminou em 6º, 0,3s atrás da pole.
A Sprint desse sábado promete. O GP de amanhã ainda mais!
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação