
Acelera Tici: Testemunhas oculares da história
Podemos nos considerar privilegiados, todos nós.
Estamos vivendo o melhor momento na história das provas de protótipos de todos os tempos.
Na abertura do Campeonato da IMSA Sports Car Championship nas 24 horas de Daytona uma corrida épica, (vitória do nosso Felipe Nasr, lembram?) com um grid lotado de protótipos e carros GT, acompanhado por um público recorde no Daytona Motor Speedway.
Os inscritos na IMSA ao lado dos inscritos na FIA WEC (que começa na semana que vem n Qatar) têm este ano, nas duas categorias LMDh e LMH, grid que alinha (em ordem alfabética) carros da Acura (leia-se Honda), Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota. Some-se a isso a chegada da Genesis (divisão de luxo da Hyundai) e da Ford em 2026 e 2027 respectivamente e mais a promessa da McLaren e teremos representados inéditos 13 fabricantes diferentes! Nunca tantas marcas diferentes na história defendendo os seus prestígios e desfilando as suas cores!

Na categoria GT não fica muito atrás com Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford Mustang, Lamborghini. Lexus (divisão de luxo da Toyota). McLaren, Mercedes e Porsche, Mais 10marcas envolvidas!
E falando em GTs ainda temos os Campeonatos organizados pela SRO Motorsports Group, incluindo o GT World Challenge Europa e Ásia, os eventos exclusivos de GT, como o CrowdStrike 24 Horas de Spa e o Nürburgring 24, todos ganhando cada vez mais atenção e popularidade em todo o mundo.

E não para por aí, séries de marca única da Porsche, Lamborghini, Ford e Ferrari continuam a disparar também, fomentando talentos emergentes, bem como aspirantes a pilotos amadores que buscam um dia realizar seus sonhos de participar de Daytona e/ou Le Mans.
Segundo John Doonan, presidente da IMSA, mais do que a época de Ouro da categoria de provas de longa duração, estamos vivendo uma época de Platina!

Especialmente em um momento de mudança na indústria automotiva, com o avanço (tímido ainda) das tecnologias de veículos híbridos e elétricos, nada consolidado como muitos esperavam inicialmente. Corridas de carros elétricos não decolaram ainda e os motores a combustão continuam mandando.
Sejam chamados de Hypercar ou GTP ou apenas GTs temos de tudo: V8 bi turbos, V8s e V6 turbo e 8s e V10s aspirados. Alguns híbridos e alguns com tração nas quatro rodas!

O BOP (Balance of Performance) tem até agora mantido essa profusão de alternativas competitiva trazendo provas memoráveis.
Mas, (tem sempre um mas, não é mesmo?) sabemos da natureza cíclica do automobilismo, e que portanto esta era não vai durar para sempre. Tratemos então de aproveitar e agradecer que, todos nós fazemos parte da história.
Na F1 também!
Por que não? A 11ª Equipe, Cadillac, foi confirmada para participar em 2026 e já começaram os boatos de que onde cabem 11 cabem, quem sabe, 12 Equipes, já em 2027!
Somos é sortudos, isso sim! Nós que vamos poder ver, torcer, acompanhar e comentar tudo isso durante o ano inteiro.
A McLaren furou a fila

E mostrou o seu carro de 2025 antecipadamente ao dia do Lançamento coletivo. Disfarçou a história com uma pintura laranja com marcas pretas que deram um ar de exótica lagartixa de florestas tropicais ao carro.

A Williams arriscou uma meia apresentação

Mostrou o carro novo, mas também com uma pintura não definitiva, apenas mostrando em evidência o seu novo patrocinador máster a empresa australiana de softwares Atlassian.
Dia 18, finalmente veremos quase tudo, porque garanto que ainda vai ter gente escondendo o jogo técnico e escancarando o jogo estético.
Será que a Fórmula E vai acertar o passo?

Seguem com o seu Campaonato que abrange dois anos, já que estamos na temporada 2024/2025 já partindo para a sua 3ª Etapa em Jeddah na Arábia Saudita.
Na primeira corrida de ontem, 6ª feira o resultado ficou assim:
1 – Maximilian Günther (DS) – DS Penske – 31 giri
2 – Oliver Rowland (Nissan) – Nissan – 0″864
3 – Taylor Barnard (Nissan) – McLaren – 1″153
4 – Nyck De Vries (Mahindra) – Mahindra – 1″448
5 – Jake Hughes (DS Maserati) – Maserati – 9″814
6 – Jean-Eric Vergne (DS) – DS Penske – 10″172
7 – Edoardo Mortara (Mahindra) – Mahindra – 11″312
8 – Sam Bird (Nissan) – McLaren – 11″751
9 – Antonio Felix Da Costa (Porsche) – Porsche – 12″332
10 – Stoffel Vandoorne (DS Maserati) – Maserati – 13″141
O nosso Lucas di Grassi com a sua estreante Lola-Yamaha largou em 19° e terminou em 16°
O campeonato, sem somar a prova que acontece neste sábado está deste jeito:
1. Rowland 43 pontos; 2.Da Costa 39; 3.Günther 37; 4.Barnard 30; 5.Evans 25; 6.De Vries 24; 7.Wehrlein 21; 8.Vergne 20; 9.Bird 16; 10.Mortara 16.
Já na neve da Suécia no Mundial de Rally
Com as quatro primeiras especiais disputadas na 6ª feira o pessoal partiu assim para enfrentar mais neve e o sábado:
1 – Evans-Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 34’04″5
2 – Fourmaux-Coria (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 1″9
3 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 6″2
4 – Katsuta-Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 8″4
5 – Rovanpera-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 18″0
6 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 19″5
7 – McErlean-Treacy (Ford Puma Rally1) – M Sport – 39″4
8 – Sesks-Francis (Ford Puma Rally1) – M Sport – 41″0
9 – Pajari-Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 1’00″5
10 – Munster-Louka (Ford Puma Rally1) – M Sport – 1’04″9
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação