Acelera Tici: Saindo da hibernação
Se tiver uma coisa das quais nós, humanos, deveríamos sentir inveja de alguns animais é a capacidade que eles têm de hibernar. Na explicação científica a hibernação “é um estado de atividade mínima e depressão metabólica sofrida por algumas espécies animais. Um comportamento sazonal caracterizado por baixa temperatura corporal, respiração lenta, frequência cardíaca vagarosa e baixa taxa metabólica.” Muitos roedores e os ursos usam da artimanha para passar os meses de inverno onde a comida é escassa e se preservar é a palavra de ordem.
Traduzindo para uma linguagem mais popular seria o momento de tirar um cochilo “básico” de alguns meses sem se preocupar com faturamentos, boletos, reuniões e outras obrigações.
O inverno na F1 tem o nome de “teto de gastos” então as equipes ficam quietinhas para não gastar ais dinheiro do que podem, porque nos dias de hoje dinheiro é o que não falta para elas.
Mas o despertador biológico da F1 já está avisando de que a hora de começar de novo começou, chega de férias e chega de dar espaço para tanta notícia especulativa. Chega de achar subterfúgios dos “dias de gravação e fotos” para colocar o pessoal na pista (como os carros de 2023 ainda!)e procurar tirar daí alguma coisa aproveitável.
Com essa atitude a F1 perde espaço e perde também talentos para outras categorias como a WEC, a Indy e a IMSA que não param para essa soneca.
Levanta pessoal, tá na hora!!
Quatro equipes de F1 anunciaram a data em que apresentarão seus carros de 2025: Williams, Haas, Ferrari e Mercedes. A nova equipe de Carlos Sainz exibirá o FW47 no Dia dos Namorados deles, 14 de fevereiro, no circuito de Silverstone. Provavelmente também será uma oportunidade de fazer alguma quilometragem no dia da filmagem.
A Haas também estará em Silverstone, só que em 16 de fevereiro. Não será uma apresentação real do carro de 2025, o VF25, mas a oportunidade de completar as primeiras voltas da pista com sua dupla de pilotos Esteban Ocon e Oliver Bearman.
No dia 19 de fevereiro será a vez da Ferrari. Tudo acontecerá em Maranello e será seguido pelo teste habitual na pista de Fiorano com Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Que já andaram com o carro de 2023 coo comentamos e com o Luigino (Hamilton) até tendo direito a uma escapada de pista.
A Mercedes, por outro lado, mostrará sua nova criação diretamente em Sakhir no dia 25 de fevereiro, dois dias antes do início dos testes coletivos que acontecerão no circuito do Bahrein com o tão aguardado Andrea Kimi Antonelli ao lado de George Russell.
Mas o dia-chave para todos eles e todos nós será o 18 de fevereiro, quando uma apresentação única será realizada em Londres. Pela primeira vez juntos todos os pilotos e carros (certamente não os novos). Um evento excepcional para comemorar os 75 anos do Campeonato Mundial de F1. Um ótimo despertar a todos, principalmente para você Gabriel Bortoleto!
Falando em despertar
Quem levantou com o pé direito com tudo foi o Felipe Nasr que venceu na classificação geral, pelo segundo ano consecutivo, as 24 Horas de Daytona com o seu Porsche ao lado do belga Laurens Vanthoor (fala coo se lê, nada de Lorrã Vantur, hein) e o inglês Nick Tandy o primeiro piloto a vencer as 24 horas de Le Mans, SPA, Nurburgring e Daytona! Parabéns a eles e um grande abraço no Felipe que vai provando cada dia mais o talento que todos sabemos que ele tem.
Felipe Massa e Felipe Fraga chegaram em 2º na categoria LMP2, depois que o primeiro colocado foi desclassificado.
Pietro Fittipaldi, Daniel Serra e Augusto Farfus sofreram com quebras e batidas das quais não foram os culpados.
Rumo à Austrália
Serra e Farfus, aliás, já estão na Austrália para correr a espetacular 12 Horas de Bathurst naquele circuito mágico que é o de Mount Panorama. A bordo respectivamente da Ferrai e da BMW das quais são Pilotos Oficiais. Nossa torcida para eles, na semana que vem falo dos resultados.
O Rally de Velocidade também começou com tudo
Na primeira prova do ano, o Rally de Monte Carlo, o francês Sébastien Ogier, conseguiu mais uma façanha na sua carreira de oito títulos mundiais na categoria! Conseguiu vencer pela 10ª vez o Rally de Monte Carlo, algo inédito e acredito que inalcançável. Desta vez, com o seu Toyota Yaris aproveitou que o Rally deste ano foi disputado na região da França onde fica a sua cidade natal de Gap. A camisa 10 do Pelé (e do Messi também, porque não) é do Ogier.
Aqui estão os 10 primeiros
1 – Ogier-Landais (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 3h19’06″1
2 – Evans-Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 18″5
3 – Fourmaux-Coria (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 26″0
4 – Rovanpera-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – Toyota – 54″3
5 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 59″0
6 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – Hyundai – 5’44″2
7 – McErlean-Treacy (Ford Puma Rally1) – M Sport – 10’15″1
8 – Y.Rossel-Dunand (Citroen C3 WRC2) – PH Sport – 10’26″8
9 – Gryazin-Aleksandrov (Skoda Fabia WRC2) – Gryazin – 11’40″7
10 – Camilli-Dela Haye (Hyundai i20N WRC2) – Camilli – 13’14″6
Assistindo entrevistas
Recebi pelo WhatsApp uma ótima entrevista do Adrien Newey que fala um pouco de tudo da sua carreira de tantos sucessos. Comenta a sua passagem pela Fórmula Indy, pela equipe Fittipaldi, Leyton House, Williams, McLaren, Red Bull e se preara para estrear na Aston Martin. O entrevistador foi o jornalista alemão Michael Schmidt na opinião de muitos o jornalista especializado em F1 que mais entende do assunto.
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação