
Acelera Tici: Pontos de vista de uma temporada que promete
Por enquanto está tudo igual para todos. A ansiedade de pilotos, projetistas e públicos está empatada, no grau máximo.
Fácil de entender e de explicar, estamos na véspera, aquele período efervescente que antecede o início de um grande evento, como um campeonato mundial, é uma experiência compartilhada por muitos, independentemente do tipo de evento que se avizinha. É uma trama de emoções universais e, ao mesmo tempo, de nuances que tornam cada vivência única.

Agitação se mistura com nervosismo, euforia vem embaralhada com receio e os sonhos vão se confundindo com a realidade. A torcida se adianta e faz misturar grandes e pequenas vitórias
Embora a experiência da véspera seja tecida de sentimentos e ritmos similares, a forma como cada pessoa vive esse período é distinta. É uma dança de emoções e expectativas, onde cada parceiro se movimenta ao seu próprio ritmo. A véspera é única, rica e envolvente. De um lado os sentimentos que falam todas as línguas têm que enfrentar a singularidade das reações individuais. É o caso típico onde a expectativa é coletiva, mas intensamente pessoal, quando cada um enxerga o que prefere.
O sucesso do evento F1 75 Live

Dependendo do ângulo o evento foi um sucesso extraordinário em termos de participação e visibilidade. Além dos 15 mil espectadores em Londres, que esgotaram todos os assentos disponíveis, a transmissão ao vivo nas redes sociais e no YouTube atingiu o pico de 4,6 milhões de visualizações. São números significativos que confirmam o interesse no início da temporada de 2025, com todos os pilotos e diretores de equipe presentes no palco aguardando os próximos testes de pré-temporada.
Mas como dizem na Itália:
“Molto fumo e poco arrosto” (muita fumaça e pouco churrasco)

Ao procurar ser leve, relaxada e envolvente, com um tom de piada permanente à la Oscar de Hollywood, acabou ficando a meio caminho entre o que queriam os entusiastas pelo automobilismo e informações e o público que queria música e festa. Não teve recheio suficiente nem para um e nem para o outro.
Não mostraram os números dos carros e nem falaram dos motores que estarão no grid e nem os associaram aos Pilotos que vão guiar.

Todos falaram bem pouquinho o que foi muito bom. Até mesmo o Verstappen que não falou nada, para não correr o risco de falar alguma coisa errada e ser punido. Não caiu, então, na antipatia do Alonso que disse “depois de ver o carro mis bonito, podiam que todos podiam só aproveitar os shows!” Também evitou a soberba da Haas que soltou “viemos mostrar o jeito americano de fazer automobilismo”, depois de 10 anos com muito pouco para chamar de seu!!
O Stefano Domenicalli estava feliz e fez questão de dizer que “fizemos algo junto que nunca foi feito na história da F1,” Até homenageou, acertadamente, o Bernie Ecclestone. O povo vaiou a FIA (que não compareceu) e nem ouviu o Gordon Ramsey (aquele mestre inglês da cozinha do Hell´s Kitchan) falar palavrão e dizer “Deixem os pilotos serem eles de verdade!”
Obrigado

Temos que agradecer à Ferrari, à Aston Martin, à Mercedes e à McLaren que mostraram em animações ou em filmes um pouco dos 75 anos da rica história da F1. Os carros, pintados em suas novas cores não eram os que necessariamente veremos na semana que vem nos testes de pré-temporada no Bahrein.
Agradecer também à Visa Cash App Racing Bulls que veio com o verdadeiro e bonito carro de 2025!
Uma iniciativa que, corrigida, se repetirá
A iniciativa de apresentar todas as pinturas em uma única noite representa uma inovação na forma de comunicar o automobilismo, marcando um passo importante em direção a um envolvimento cada vez mais direto e espetacular dos fãs. Com o início da 75ª edição do campeonato mundial se aproximando, a temporada de 2025 promete.
O evento de Londres marcou, portanto, o início oficial da nova temporada de Fórmula 1 teve apenas o nome de Início Oficial, mas não pode, como certamente não servi de exemplo para o campeonato que está prestes a começar. Vamos ficar de olho no Bahrein na semana que vem onde equipes e pilotos vão começar a revelar a verdadeira personalidade do que iremos ver, torcer e vibrar.
Enquanto isso no Qatar

Os primeiros testes para a prova de abertura da WEC na semana que vem com a Qatar 1812km.
A classificação depois de duas sessões na 6ª feira mostrou um pouco do que podemos esperar com o mais recente BOP (Balance of Performance) que deu, teoricamente, uma desvantagem à Ferrari e à Porsche. A estreante Aston Martin apenas 16º e 18º lugares. Neste sábado tem mais
1 – 12 Cadillac Hertz Team JOTA A. LYNN / N. NATO / W. STEVENS Cadillac V-Series.R HYPERCAR H M 1:39.575
2 – 38 Cadillac Hertz Team JOTA E. BAMBER / S. BOURDAIS / J. BUTTON Cadillac V-Series.R HYPERCAR H M 1:39.788
3 – 50 Ferrari AF Corse A. FUOCO / M. MOLINA / N. NIELSEN Ferrari 499P HYPERCAR H M 1:39.801
4 – 5 Porsche Penske Motorsport Porsche 963 HYPERCAR H M
5 – 83 AF Corse R. KUBICA / Y. YE / P. HANSON Ferrari 499P HYPERCAR H M 1:40.264
6 – 51 Ferrari AF Corse Ferrari 499P HYPERCAR H M 1:40.354
7 – 6 Porsche Penske K. ESTRE / L. VANTHOOR / M. CAMPBELL 1:40.633
8 -7 Toyota Gazoo Racing Toyota GR010 M. CONWAY / K. KOBAYASHI / N. DE VRIES 1:40.707
9 – 93 Peugeot TotalEnergies P. DI RESTA / M. JENSEN / J. VERGNE Peugeot 9X8 HYPERCAR H M 1:41.133
10 – 94 Peugeot TotalEnergies Peugeot 9X8 HYPERCAR H M 1:41.261
11 – 8 Toyota Gazoo Racing S. BUEMI / B. HARTLEY / R. HIRAKAWA Toyota GR010 – Hybrid HYPERCAR H M 1:41.297
Já lá na Indy

Nos primeiros testes do ano em Sebring, em preparação para a primeira prova do ano na semana que vem em St. Petersburhg
Impressionante o nível de competitividade: os 28 pilotos presentes separados por apenas 8 décimos!!! Na frente os suspeitos de sempre da Penske!

1 – Will Power (Dallara-Chevrolet) – Penske – 52″254
2 – Josef Newgarden (Dallara-Chevrolet) – Penske – 52″319
3 – Pato O’Ward (Dallara-Chevrolet) – Arrow McLaren – 52″347
4 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Meyer Shank – 52″367
5 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 52″381
6 – Nolan Siegel (Dallara-Chevrolet) – Arrow McLaren – 52″440
7 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 52″494
8 – Callum Ilotti (Dallara-Chevrolet) – Prema – 52″499
9 – Felix Rosenqvist (Dallara-Honda) – Meyer Shank – 52″527
10 – Conor Daly (Dallara-Chevrolet) – Juncos Hollinger – 141
11 – Devlin DeFrancesco (Dallara-Honda) – Rahal LL – 52″596
12 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Meyer Shank – 52″602
13 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 52″612
14 – Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 52″639
15 – Christian Lundgaard (Dallara-Chevrolet) – Arrow McLaren – 52″662
16 – Santino Ferrucci (Dallara-Chevrolet) – Foyt – 52″700
17 – Alexander Rossi (Dallara-Chevrolet) – Carpenter – 52″722
18 – Jacob Abel (Dallara-Honda) – Coyne – 52″769
19 – Sting Ray Robb (Dallara-Chevrolet) – Juncos Hollinger – 52″776
20 – Kyffin Simpson (Dallara-Honda) – Ganassi – 52″828
21 – Rinus Veekay (Dallara-Honda) – Coyne – 52″875
22 – Robert Shwartzman (Dallara-Chevrolet) – Prema – 52″890
23 – David Malukas (Dallara-Chevrolet) – Foyt – 52″894
24 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevrolet) – Penske – 52″921
25 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – Rahal LL – 52″959
26 – Louis Foster (Dallara-Honda) – Rahal LL – 52″972
27 – Christian Rasmussen (Dallara-Chevrolet) – Carpenter – 53″003
28 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Andretti – 53″01
Por Ticiano Figueiredo / Fotos: Divulgação