Acelera Tici: O que a F1 espera encontrar debaixo da árvore?
Faltam apenas três dias para aquele momento mágico, para muitos, que é desembrulhar os presentes colocados debaixo da árvore de Natal. Para pilotos, equipes e fãs, que aguardam ansiosamente pela ocasião é um momento de reflexão, sonhos e esperanças, todos entrelaçados com os resultados palpáveis que conhecemos de uma temporada emocionante como a de 2024.
Os pilotos vão encontrar sonhos embrulhados em resiliência e dedicação. Eles lutaram durante a mais longa temporada que se tem registro, levaram seus carros ao limite, levaram a si mesmos ao limite. Um limite que para alguns já se consolidou e que para outros não teve o mesmo brilho do passado. Não viveram apenas de Vitórias, Pódio e Pontos, mas também tiveram a experiência preciosa da competição preparando-se para a glória futura. Jovens talentos e campeões experientes estão ansiosos para desembrulhar as lições da temporada passada e usá-las, com bom proveito, em 2025
As equipes vão desembrulhar, para analisar mais um pouco, os frutos da inovação implacável e do trabalho em equipe. Aqui os presentes têm o nome de soluções aerodinâmicas inéditas, tecnologias inovadoras e muita paciência para descobrir brechas no regulamento, mesmo em um tempo curto, atropelados por um ano de 2026 muito diferente e que já chega rápido nos retrovisores de todos. Recompensas, promessas, ajustes e muito controle se acumulam como enfeites inseparáveis dos embrulhos.
Os fãs, eternos otimistas, embarcam animados no mais puro das comemorações porque para eles tudo é lucro, só enxergam momentos de pura euforia e adrenalina. Seus presentes são mais corridas inesquecíveis, outros resultados surpreendentes, renovadas revelações extraordinárias e a certeza emocional que só a F1 pode proporcionar. Sob a árvore está o embrulho maior que já pela forma deixa adivinhar o conteúdo: a emoção de assistir seus pilotos, carros e patrocinadores favoritos triunfarem e a esperança por performances ainda mais espetaculares na próxima temporada que ainda não começou e que “parece estar atrasada este ano, demorando mais do que de costume!”
Os leitores aqui da Coluna do Tici vão poder continuar, semanalmente, recebendo aquilo que gostaríamos que fossem vistos como pequenos presentes criados com muito carinho.
Em três dias, a F1 e nós vamos dar de cara com aquilo que já sabemos que virá, uma mistura de sonhos realizados e aspirações para o futuro.
Um feliz 2026!
Calma, não é erro de digitação, é apenas a mais pura realidade porque a F1 2026 já está na esquina, espiando.
Embora o novo regulamento técnico só entre em vigor em 12 meses, as equipes poderão começar a trabalhar nos novos monopostos já no próximo dia 1 de janeiro. Também em virtude disso, a FIA, no recente Conselho Mundial realizado em Ruanda, revelou a sua nova interpretação que vai servir de bússola para os futuros carros de 2026. Em comparação com a versão que eles já tinham apresentado em junho, o novo carro já melhorou muito.
Nos últimos meses a FIA e as equipes trabalharam juntos para traçar alguns pontos relativos à aerodinâmica e aparência externa dos carros. Fica agora nas mãos dos engenheiros e projetistas a tarefa de dar contornos mais extremos e diferentes, até que voltem a se copiar e ficar mais parecidos entre si.
Além disso, a partir de 2026 será introduzido um novo ‘Regulamento Operacional’ que terá a função de regular todas as atividades da equipe fora dos fins de semana de corrida. Estas regras terão impacto, por exemplo, nos testes aerodinâmicos e nos testes de unidades de potência. Além disso, este regulamento integrará ambos os Regulamentos Desportivo e Técnico.
Mas o ano de 2025 não passou em branco, não!
Durante o Conselho Mundial da FIA, realizado no Ruanda, foram aprovadas algumas alterações tanto a nível técnico como para a segurança dos pilotos.
Em primeiro lugar, a FIA reduziu o espaço que separa a aba principal da asa traseira da aba do DRS quando este está fechado. Isso para evitar o truque que a McLaren descobriu o chamado ‘mini DRS’ na sua versão de asa traseira. A FIA determinou também que a aba móvel só pode ter duas posições (aberta ou fechada) e uma vez desativada deverá retornar à sua posição original.
No que diz respeito à segurança dos pilotos, será adotado um kit de refrigeração em caso de altas temperaturas ambientes. Roupas refrigeradas foram desenvolvidas e testadas, inclusive nos recentes testes pós-sazonais em Abu Dhabi, antes de receberem a aprovação final.
Sempre que o sistema de detecção da FIA registar uma temperatura ambiente superior a 30,5 graus centígrados, será acionada a obrigatoriedade do ‘Heat Hazard Kit’. Na verdade, com essa temperatura do ar é possível que o cockpit possa até ultrapassar os 50°, colocando em risco a saúde e a segurança do piloto. Quando houver a obrigatoriedade de utilização deste kit de refrigeração, a FIA também vai intervir no peso mínimo do carro que vai crescer em 5 quilos para um total de 803 quilos no total.
Inteligência Artificial entra em campo oficialmente
Por fim a Inteligência Artificial dará os seus primeiros passos oficiais na Fórmula 1 em 2025. A tecnologia será usada para apoiar os comissários de corrida. Eles poderão consultar os episódios que acontecem durante a corrida e comparar com outros já gravados no passado.
A Inteligência Artificial também vai detectar automaticamente violações de limites de pista ou outros casos semelhantes, para ajudar nas tomadas de decisão.
Eco F1
Por último, mas não menos importante, outra atualização dirá respeito à regulamentação financeira. A partir de 2025, as equipes poderão excluir do limite de gastos os custos relativos a projetos de sustentabilidade ambiental. Esta decisão faz parte do programa mais amplo Net Zero 2030, com o qual a Fórmula 1 pretende tornar-se uma categoria com emissões zero nos próximos cinco anos.
Feliz Natal a todos, muita saúde, paz e obrigado por tudo.
Por Ticiano Figueiredo / Fotos: Divulgação