Os carros laranja continuaram a sua boa forma, venceram em Baku e colocaram a cereja no topo do bolo desse mundial de F1 de 2024.
Piastri encantou mais uma vez a todos e aproveitou para mostrar que é um piloto cerebral, equilibrado e principalmente mais natural do que seu companheiro Lando Norris. E vem aí, neste final de semana, mais um GP em circuito de rua! Mais uma oportunidade para uma batalha McLaren e Ferrari. Mas disso falamos no final.
Flexibilidade
A corrida perfeita do jovem australiano, batendo o Leclerc que tanto gosta do veloz circuito de Baku provocou, como sempre acontece, mais do que só elogios. Tem gente agora levantando suspeitas sobre a flexibilidade das asas (dianteiras e traseiras) da McLaren.
Preocupada com o fato de ter deixado de ser vidraça depois de tanto tempo a Red Bull nem entra no mérito da discussão e está voando abaixo das nuvens para não chamar atenção. A batida Sainz x Perez (para mim acidente normal como já disseram os fiscais da FIA) foi mais por sede ao pote do mexicano do que por atrevimento do espanhol. Mas, infelizmente, vai trazer consequências. O pai do Perez foi levado ao hospital com sintomas de um pré-infarto, mas já foi liberado para voltar para casa. Não sei bem o que isso pode ter mexido, ainda mais, com a cabeça do filho Sérgio e o quanto pode levar a um encurtamento de sua carreira. Lembrem-se de que vocês leram isso aqui no Acelera Tici! Em primeiro lugar!
“Aqui quem manda sou eu”
O Lando Norris mesmo tendo sido eleito como “dono do time” antes do final de semana, chegou apenas em 4o, mas que trouxe pontos suficiente para colocar a McLaren na frente do Campeonato de Construtores, depois de muitos anos. Precisa ver se agora não vai sofre da síndrome do cachorro que corre atrás do caminhão de mudança e não sabe o que fazer quando o caminhão para mesmo!!
Ferrari mantém o sonho vivo, Williams fantasia, Mercedes pena.
Os carros vermelhos de Maranello estão cada vez melhores os dois Pilotos cada vez mais preocupados em desempenhar bem. Só aí ainda acontece o conflito!
Os carros azuis de Grove continuam rápidos e agora com dois pilotos que chegam ao final. Pelo menos em uma pista bem modelada para eles.
Já os carros prata de Brackley vão sobrevivendo graças a um George Russell que foi o maior beneficiado da batida Ferrari x Red Bull
Já nas ruas de Cingapura…
O Marina Bay Street Circuit é mais um circuito de rua, mas com características especiais demais. Muito mais difícil do que o circuito de Baku porque é local onde, além de não ter retas longas onde os pilotos descansam, tem a umidade elevada que maltrata os Pilotos e o fato da corrida ser disputada sob luzes artificiais, dá um tom todo distinto para o espetáculo.
Tanto que a Red Bull desistiu de apresentar uma pintura diferente, com medo de mexer no peso do carro. Os Racing Bulls, menos preocupados com o resultado final e mais concentrados em arrumar uma desculpa para mandar embora o Ricciardo, vestiu seus carros com uma pintura jeans.
Ficou mais uma vez nas mãos da McLaren inovar e de maneira particularmente significativa para nós brasileiros. O esquema da pintura tem o mesmo desenho/simetria da McLaren MP4 do Ayrton Senna. Trocaram apenas o vermelho, da época do nosso tricampeão, pelo laranja. Entendo que mais do que uma homenagem é uma ótima maneira de trazer bons fluidos e mais bons resultados ainda!
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação