Acelera Tici: Madrugada lá em Vegas, que beleza!
O famoso sambista Cartola, fundador da Mangueira, parceiro de Noel Rosa compôs músicas inesquecíveis como “As Rosas não falam”, “O Mundo é um moinho” e “Alvorada”. Na sua Alvorada cantava como era belo o alvorecer nos morros onde morou durante muitos anos.
Eu vou “cantar” aqui como é mágico um GP como o de Vegas, disputado na nossa Madrugada. Difícil de acompanhar? Pode ser até um pouco, dependendo da rotina de cada um, mas uma oportunidade que vale a pena.
E já começou
Ao contrário das colunas anteriores, escrevo essa já com conhecimento de causa, já que pude acompanhar as duas sessões de treinos livres realizadas lá no deserto de Mojave (falamos dele na semana passada) na iluminadíssima e veloz pista de Las Vegas.
Lembrando daquele velho e sábio ditado que diz que “Quando dois brigam, o terceiro aproveita!”, a Mercedes nadou de braçada. MacLaren e Ferrari ficaram se marcando e Hamilton e Russell passaram despercebidos e dominaram os dois treinos Graças a uma impressionante velocidade de reta no trecho final, quase que trouxeram um sorriso ao taciturno Toto Wollf.
Mas e a Red Bull?
É a mais interessada no final de semana por dois motivos 1) Pode ver o Max Verstappen conquistar o seu 4º título Mundial e 2) Ainda guarda esperanças de reagir no Campeonato Mundial de Construtores se o Perez cooperar. Só que começou aparentemente com problemas, fica só a observação de que parece que estão só na espreita.
McLaren com perfil novo
Perfil de asas? Não, perfil de comportamento mesmo, com a dificuldade ser maior do Norris superar o Verstappen, estão até dispostos a dar mais rédea pro Piastri. Vai ser bom de ver o duelo
Ferrari motivada
A pista se dá bem com o carro de Maranello que quer reforçar o seu domínio em território Norte Americano, pois venceram no Texas com dobradinha. Mas em Miami, mais no início do ano quando o carro ainda não era tão bom, só ficaram em 3º e 5º, com Norris (a McLaren já era promessa de fato) vencendo o Verstappen (o carro ainda não era tão problemático).
Isso para vocês verem como essa F1 funciona com mudanças constantes, com progressos e regressos que vão se alternando como em uma montanha-russa.
FIA segue causando
Agora resolveu que vai impedir o uso dos Skid Pads (aquelas proteções de metal que colocam no assoalho) que causam aquelas belas faíscas tão visíveis na noite do deserto). É que sem os Skid Pads o que gasta é o assoalho e se o assoalho gastar demais, podem até desclassificar os carros.
O Derby da Destruição
Nessa nossa primeira madrugada em Las Vegas não assistimos a nenhuma batida. Bom principalmente para a Williams que mal tece tempo de se recuperar do bate-bate que promoveu em Interlagos. Algum efeito colateral, porém, parece que restou, já que o carro do Alexander Albon, sofrendo de problema de alimentação de combustível, acabou andando muito pouco e até parando antes do final. Vejam a seguir quem sâo os pilotos que mais deram prejuízo às suas equipes este ano até agora:
Sergio Pérez (Red Bull) – 4,8 milhões de dólares
Alex Albon (Williams) – 4,6 milhões de dólares
George Russell (Mercedes) – 3,2 milhões de dólares
Logan Sargeant (Williams) – 3 milhões de dólares
Carlos Sainz (Ferrari) – 2,8 milhões de dólares
Yuki Tsunoda (RB) – 2,1 milhões de dólares
Fernando Alonso (Aston Martin) – 1,9 milhão de dólares
Lance Stroll (Aston Martin) – 1,8 milhão de dólares
Franco Colapinto (Williams) – 1,7 milhão de dólares
Kevin Magnussen (Haas) – 1,4 milhão de dólares
Zhou Guanyu (Sauber) – 1,4 milhão de dólares
Daniel Ricciardo (RB) – 1,2 milhão de dólares
Charles Leclerc (Ferrari) – 1,2 milhão de dólares
Esteban Ocon (Alpine) – 1 milhão de dólares
Max Verstappen (Red Bull) – 910 mil dólares
Oscar Piastri (McLaren) – 575 mil dólares
Nico Hulkenberg (Haas) – 475 mil dólares
Lando Norris (McLaren) – 422 mil dólares
Lewis Hamilton (Mercedes) – 320 mil dólares
Valtteri Bottas (Sauber) – 125 mil dólares
Liam Lawson (RB) – 125 mil dólares
Pierre Gasly (Alpine) – 0
Destaques negativos para o Sérgio Perez (primeirão e para a Williams claramente em primeiro lugar de gastos entre as equipes, graças ao Albon (segundão), ao Sargeant (já fora da F1, mas ainda por perto) e ao Colapinto que já chegou, chegando!
Destaque positivo para o Pierre Gasly que nem relou a pintura! Se continuar assim o seguro vai renovar baratinho.
Acerte o despertador
Nessa madrugada de sexta para sábado tivemos o Treino Livre 3 e a classificação. Você já sabe o que aconteceu, eu só posso adivinhar, então vou apostar pela ordem em:
N* 8 (44 noves fora do Hamilton) no N* (63 noves fora do Russsel) no N* 25 (5×5 do Sainz), no N* (63 noves fora do Russel) e no N* 16 (do Leclerc). Os jogos estão feitos, programem o despertador para as 3 da manhã e boa sorte a todos!
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação