Pra quem gosta de corrida de F1 como nós, ficar três semanas sem ter corrida nova não é nada agradável.
Ficar sem a Coluna Acelera Tici seria, então, mais desagradável ainda. Por isso resolvi escrever a coluna dessa semana, falando exatamente de tudo o que se pode fazer para o tempo passar mais rápido até o GP dos Estados Unidos nos próximos dias 19 e 20 de outubro. Isso mesmo, NOS PRÓXIMOS porque lá no Texas vai ter GP e Corrida Sprint. Mais adiante já vou passar os horários pra vocês se prepararem. Combinado?
Garimpando notícias e acompanhando as opiniões
Nos diferentes sites dedicados ao automobilismo, vamos acompanhando então aquele pouco de notícias seguidas das opiniões de quem escreve e sonha com a chegada de um brasileiro na F1, depois desse jejum prolongado que estamos passando. Nessas análises, a gente acaba lendo muita coisa que na verdade é uma bem-intencionada torcida de fã, ou palpite de ex-chefe de equipe que não deu certo, já que algumas ideias se contradizem.
A Sauber “ainda considerando o Bottas porque é experiente”. Ué?? Piloto experiente eles já têm no Hulkenberg, pra que outro?
O Gunther Steiner dizendo que “a vaga de Carlos Sainz está sendo ameaçada por Franco Colapinto, que a Williams descobriu um grande talento e jovem”. Ué?? De novo, logo ele, o Steiner que substituiu os dois pilotos jovens que tinha na Haas (onde só afundou a equipe) por dois experientes?
A McLaren “não quer liberar o Bortoleto para a Sauber, para mantê-lo na equipe”. Ué?? Seria uma ótima oportunidade de dar ao jovem brasileiro a quilometragem que ele precisa, enquanto resolvem a confusão dentro de casa com dois excepcionais como Lando Norris e Oscar Piastri. Que já andei lendo que poderia ir para a Red Bull, ser 2º piloto do Verstappen, só porque o Mark Webber (que é o seu manager) foi piloto lá!
Já esqueceram que de todos os Pilotos que testaram e vieram do Programa Red Bull, nenhum deu certo? Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Daniil Kviat e Nick de Vries.
Agora que despediram o Daniel Ricciardo, chamaram o Lian Lawson que, em minha opinião, vai dar tanto couro no Yuki Tsunoda, suficiente para fazer o japonês comer poeira e perder a cabeça.
Toda essa quantidade de notícias, opiniões e achismos, ajuda a passar o tempo e faz com que a gente também possa colocar a nossa opinião.
Mas o mundo não vive só de F1
Enquanto vivemos essas férias forçadas da F1, temos que falar do Rafael Câmara mais um jovem brasileiro, vindo de Pernambuco desta vez. O Rafa (piloto da Academia Ferrari!) vem fazendo sucesso real e acabou de ser campeão de forma arrasadora da FRECA- Formula Regional European Championship by Alpine. Com mais vitórias (6), Pole Positions (7) e Voltas mais rápidas (6) do que o tão falado Kimi Antonelli Campeão de 2023 da mesma FRECA. Categoria que ainda tem o brasiliense Pedro Clerot lutando pelo campeonato dos rookies.
Não posso deixar de falar do Felipe Drugovich que já deveria estar sentado há muito em um F1 tamanha é a sua capacidade.
No começo dessa semana mesmo, foi andar de Fórmula Indy pela primeira vez e com apenas um dia de treino (na pista de Barbar no Alabama) na Equipe Ganassi foi mais rápido do que o Alex Palou (atual campeão da categoria) quando esteve por lá na disputa do campeonato deste ano, já com o carro híbrido.
Podem ter certeza de que estamos bem servidos de talentos, só estão faltando oportunidades.
Torcida a gente garante
E agora só faltam duas semanas para o GP do Texas. Viu como está passando rápido?
Na semana que vem eu volto
PS.: Ah! Aqui vão os horários do GP dos Estados Unidos no Texas, pra gente já ir se acostumando:
6ª feira dia 18
Treino livre 1 – 14:30 a 15:30
Classificação corrida Sprint – 18:30 a 19:14
Sábado dia 19
Corrida Sprint – 15:00 a 16:00
Classificação corrida principal – 19:00 a 20:00
Domingo, dia 20
GP dos Estados Unidos – 16:00
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação