Acelera Tici: Das areias para o asfalto molhado
O amarelo Modena é uma cor vibrante e distinta, uma profunda conexão com a cidade de Modena e, acima de tudo, com a lendária Ferrari. Esta cor representa energia, calor e paixão, simbolizando a vitalidade e a criatividade italianas. Frequentemente usado no setor automotivo, o amarelo Modena não apenas atrai a atenção, mas também incorpora o prestígio e a excelência da tradição automobilística de Modena.
Além de suas conotações culturais, o amarelo é frequentemente associado à felicidade e ao otimismo, o que o torna uma cor que evoca emoções positivas. Seu brilho o torna ideal para transmitir uma sensação de vivacidade e dinamismo, qualidades que refletem perfeitamente a alma de Modena e sua herança industrial.
Entrou o Amarelo, então, em 2025 no cockpit da Ferrari de F1, junto com o capacete do Lewis Hamilton (o nosso Luigino, certo?)
Capacetes amarelos na Ferrari?
Não são tão abundantes assim nos cockpit das Ferrari de F1, pela minha conta essa ação do Hamilton (fã do Ayrton e que começou sua carreira com um capacete amarelo) deve ser apenas a 7ª vez, desde 1950. Vamos contar juntos: 1) O italiano Luigi Musso tinha um capacete amarelo quando guiou pela Ferrari nos anos 50, ganhou uma corrida dividindo o carro com o argentino Fangio (naquela época podia) e foi 3º colocado no Campeonato de 1957;2) O belga Olivier Gendebien que, além do capacete amarelo, chegou em 4º na sua Ferrari de F1 pintada inteira de amarelo em 1961 no GP da Bélgica. Uma das duas vezes apenas que vimos uma Ferrari de F1 que não era vermelha, a outra foi no GP dos Estados Unidos de 1964 que a Ferrari apareceu pintada de azul e branco; 3) O sul-africano Jody Scheckter Campeão do Mundo em 1979 guiando uma Ferrari e que usava um capacete basicamente branco, só que com uma larga faixa amarela; 4) O italiano Michele Alboreto Vice-Campeão do Mundo em 1985 guiando uma Ferrari usando o seu capacete de base azul-marinho, mas com uma faixa (e face) amarela ainda maior do que a do Scheckter; 5) O nosso Roberto Pupo Moreno que não correu em nenhuma GP pela Ferrari, mas foi Piloto de Testes durante dois, ajudando a desenvolver o câmbio semiautomático. Seu capacete? Amarelo com um belo desenho de asas azuis; 6) O espanhol Carlo Sainz e o monegasco Charles Leclerc que disputaram GPs ocasionais pela Ferrari com Capacetes de homenagem e que tinham muito amarelo em suas decorações e finalmente 7) O britânico Hamilton com um novo capacete amarelo Modena!
Dia de estreia
E escolheu um dia de clima tipicamente britânico para recebê-lo, com uma neblina desagradável, asfalto úmido e de apenas 7° de temperatura, Foi recebido por milhares de tifosi (torcedor que é o plural de tifoso, lembrem-se uma pessoa nunca é um tifosi). que se aglomeraram nos poucos locais onde é possível ver a pista. Uma verdadeira invasão que murmurou um “Dio mio!” ao ver a cena pela primeira vez. O ano promete em emoções!
Começa neste sábado a Rolex Daytona 24 horas
E na classificação disputada na 5ª feira com frio e ameaça de chuva, os cinco primeiros na geral ficaram assim. Em negrito os nossos brasileiros:
1 – Marciello-Eng-D.Vanthoor-Magnussen (BMW M Hybrid V8) – RLL – 1’33″895
2 – Ohta-van der Zande-Yelloly-Palou (Acura ARX-06) – Meyer Shank – 1’34″186
3 – Felipe Nasr-Tandy-L.Vanthoor (Porsche 963) – Penske – 1’34″280
4 – Aitken-Bamber-Vesti–Felipe Drugovich (Cadillac V-SeriesR) – Whelen – 1’34″350
5 – Bruni-Wehrlein-van der Helm-Aron (Porsche 963) – JDC Miller – 1’34″374
Entre os LMP2 os quatro primeiros (11º na geral) foram: com em 61º e último os sem tempo e com problemas Felipes (Massa e Fraga)
11 – Goldburg-Di Resta-Allen-Lindh (Oreca 07) – United Autosports – 1’38″676
12 – Sales-Keating-Pedersen-Beche (Oreca 07) – PR1 – 1’39″000
13 – Hanley-Boulle-Jarvis-Patterson (Oreca 07) – United Autosports – 1’39″203
14 – Pietro Fittipaldi-Roe-Cumming-Ilott (Oreca 07) – Pratt Miller – 1’39″217
61 – Felipe Massa-Robinson-Felipe Fraga-Burdon (Oreca 07) – Riley – S.T.
Na GT3 vão aqui os três primeiros e os brasileiros Daniel Serra e Pipo Derani mais para trás.
22 – Rockenfeller-Priaulx-Cindric (Ford Mustang GT3) – Multimatic – 1’41″244
23 – Olsen-Mies-Vervisch (Ford Mustang GT3) – Multimatic – 1’45″523
24 – Harper-Hesse-Krohn-Farfus (BMW M4 GT3) – Paul Miller – 1’45″855
42 – Daniel Serra-Franco-Sbirrazzuoli-Altoè (Ferrari 296 GT3) – Conquest – 1’46″928
51 – Pipo Derani-Yoluc-Udell-Eastwood (Corvette Z06 GT3R) – DXDT – 1’47″382
Corrida para ficar grudado direto na transmissão direta pelo YouTube
Um pouquinho mais de F1
Enquanto esperamos os lançamentos oficiais dos carros de 2025, vamos vivendo da criatividade típica da Inteligência Artificial; quem capricha mais na pergunta pro Chat GTP recebe de volta considerações diversas.
De concreto mesmo o braço de ferro entre a FIA e os Pilotos continua. A temporada de 2025 ainda não começou (os testes estão marcados para 26 a 28 de fevereiro, enquanto o primeiro GP será realizado em Melbourne em 16 de março), e a FIA já publicou novas diretrizes mais severas, com o objetivo de punir os pilotos que usam uma linguagem imprópria (fazendo referência à FIA e aos comissários de prova) violando o Artigo 12 do código desportivo.
Na temporada passada, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, gerou polêmica ao reprimir pilotos que usavam linguagem inapropriada no rádio da equipe. Max Verstappen teve que cumprir um dia de serviço comunitário, enquanto Charles Leclerc, apesar de um pedido de desculpas imediato na coletiva de imprensa, teve que pagar uma multa.
Os pilotos se uniram para emitir uma declaração fortemente redigida por meio da Associação de Pilotos de Grande Prêmio, dizendo a Ben Sulayem que ele também deveria “considerar seu tom e linguagem ao falar com os pilotos associados”.
Pronto, foi o que bastou para a FIA, redobrar seus esforços, estabelecendo diretrizes e punições claras para infrações cometidas sempre em relação ao Artigo 12, para além da F1.
Linguagem imprópria (impressa, eletrônica ou verbal) gestos vulgares e rudes, tudo o que for ofensivo, humilhante ou inapropriado será punido. E ainda tem a cereja do bolo que é o Artigo 13 que determina: “Serão inadmissíveis os protestos contra decisões tomadas por qualquer juiz de fato no exercício de suas funções.”
É o caso de dar um conselho: Abre o olho e fecha a boca Max!
Por Ticiano Figueiredo / Fotos: Divulgação