
Acelera Tici: Até que enfim
Começou a F1 a dar sinais de vida com os primeiros dias de treinos de pré-temporada no Bahrain.
Agora sim que pudemos ver o que é que cada um pode ou não pode. Foram três dias em um frio inesperado no Bahrein e que, no final, não fizeram muita diferença do que acontecia no ano passado.
Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes continuam nos primeiros lugares da fila, incomodados apenas pela Williams que subiu um degrau (ou pegou um elevador?) depois da chegada do Carlos Sainz e da adoção d câmbio e da suspensão traseira da Mercedes.

A Alpine com o Gasly continua em evolução e a Aston Martin continua andando para trás. Na Visa Cash Racing Bulls o Hadjar não vai acompanhar, mesmo o Tsunoda, nem coma torcida da França inteira. Assim como toda a nossa força para o Bortoleto não vai conseguir, pelo menos agora no começo, fazer a Sauber andar.
O frio, como já comentei, ajudou a revelar tempos de volta surpreendentemente rápidos, mas como o frio é igual para todos, ficou tudo muito parecido como no ano passado. Como sempre, esses resultados são apenas referências, não apostem em nada!

A grande coisa é que o ano na F1 finalmente começou e isso aumenta a nossa paixão e a nossa certeza de que 2025 será um ano de surpresas. Para mim Lewis Hamilton vai vencer mais um título pode guardar essa informação!
Enquanto isso a Indy já começa com a primeira etapa
Na agradável St. Petersburg, na costa Oeste da Florida, temos horário marcado com a primeira das etapas da Fórmula Indy 2025. Quem é o favorito? A resposta que vem rápida á mente é “A Penske claro!” Mas quem da Penske? Will Power, Joseph Newgarden? Ou será que o Campeão Ales Palou da Ganassi vai fazer a diferença outra vez?

Ou quem sabe o eterno Scott Dixon que está há mais de um ano sem vencer?
Em 2025 não temos (ainda) brasileiros no grid, mas a certeza de ter corridas muito disputadas e, muitas vezes com resultados surpreendentes.
Vale dedicar tempo e torcida!
E a WEC faz sua primeira corrida, a Qatar 1812km
Mais uma vez o inesperado frio na península arábica foi para todos uma incógnita (e um incentivo) a mais para levar em conta.

Junto com o BOP, a nova regra do peso mínimo e os efeitos das aplicações dos Tokens (possíveis melhorias permitidas pela FIA) a Ferrari mandou (até faltarem três horas para o final) na prova , seguida pela Toyota que nos treinos parecia esquecida.
Uma pena a barbeiragem do Alex Lynn que em uma relargada acabou com as esperanças da Cadillac que iam em 1º e 2º!!
Entre os GT3, os nossos Augusto Farfus e Dudu Barrichello iam em 6º e 10º lugares, respectivamente, faltando duas horas para o final da prova.

Olhem só a comparação entre os carros da categoria principal:
Alpine (LMDh)
Peso: 1044 kg;
Potência: 508 kW;
Duração de energia: 904 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Aston Martin (LMH)
Peso: 1042 kg;
Potência: 504 kW;
Duração de energia: 899 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
BMW (LMDh)
Peso: 1037 kg;
Potência: 505 kW;
Duração de energia: 902 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Cadillac (LMDh)
Peso: 1030 kg;
Potência: 503 kW;
Duração de energia: 899 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Ferrari (LMH)
Peso: 1037 kg;
Potência: 501 kW;
Duração de energia: 897 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Peugeot (LMH
Peso: 1031 kg;
Potência: 520 kg;
Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Porsche (LMDh)
Peso: 1064 kg;
Potência: 508 kW;
Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Toyota (LMH)
Peso: 1064 kg;
Potência: 503 kW;
Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Mundial de Rally Cross Country (Rally Raid)

O oficialmente chamado W2RC fez a sua segunda etapa nos Emirados Árabes, depois da inaugural Dakar.
No desafio das temíveis dunas do deserto de Rub’ AlKhali o mais conhecido como Empty Quarter, na fronteira com a Arábia Saudita (por onde passaram há uma mês), uma exibição de gala dos nosso brasileiros Lucas Moraes (na categoria principal a Ultimate) e Marcos Baumgarten/Kleber Cincea (na categoria Challenger) , Segundo na geral para Lucas e terceiro na categoria para Marcos.
A vitória (esperada) do Nasser Al-Attiyah com o Dacia Sandriders, foi conquistada depois de uma disputa de alto nível com o Lucas Moraes. Que bom é ver o Lucas lutando e representando tão bem o Brasil! Vivas também para o Marcos e o Kléber que deixaram a categoria Ultimate de lado e foram medir forças na categoria Challenger! Que resultado!

1.- N. AL-ATTIYAH(qat)/E. BOULANGER(fra) #200 – DACIA 14:26:55
2 -L. MORAES(bra)/A. MONLEON(esp) #203 – TOYOTA GAZOO RACING 14:29:23
3 – S. QUINTERO(usa)/D. ZENZ(GER) #204 – TOYOTA GAZOO RACING 14:38:51
4 – J. YACOPINI (arg)/D. OLIVERAS (esp) #205 – OVERDRIVE RACING 14:56:48
5 – M. GUTHRIE (usa)/ K. WALCH (usa) #228 – FORD M-SPORT 14:57:57
6 – G. BOTTERILL (RSA) / D. MURPHY (RSA) #211 – TOYOTA GAZOO RACING 15:05:47
7 – J. FERREIRA (POR)/F. PALMEIRO (POR) #240 – X-RAID MINI JCW 15:13:35
8 – D. AKEEL (KSA)/ S. DUPLE (fra) #310 – BBR MOTORSPORT 15:44:25
9 – P. NAVARRO (esp)/J. ROSA I VINAS (esp)#304 – BBR MOTORSPORT 15:47:53
10 – M. BAUMGART (bra)/ K. CINCEA (bra) #308 – BBR MOTORSPORT 15:56:06
A próxima etapa será na África do Sul, no South African Safari Rally, nos dias 18 a 24 de maio. Fiquem ligados que aqui vocês não perdem nada!!
Por Ticiano Figueiredo / Foto: Divulgação