A via pública, cheia de árvores, parece normal como muitas outras, com diversas casas, movimento e um local utilizado por muitos praticantes de atividades físicas que escolhem a área para caminhada ou corrida. Mas este cenário tão comum tem outro quesito que tem chamado a atenção de quem passa pela Rua 17I no bairro Jardim Itapuã em Rio Claro.
Os moradores tiveram a iniciativa de colocar casinhas e alimento para animais abandonados. Os visitantes mais comuns são os gatinhos. “É o pessoal até fala que é o bairro. “Eu faço caminhada por aqui, hoje mudei o trajeto e me deparei com este ponto cheio de casinha e comida para os animais, achei muito interessante a iniciativa, fiquei encantada”, disse a aposentada Maria de Lourdes.
A cena é vista em toda extensão da Rua 17I, começando no trecho da Avenida 61 até o final, no canteiro central. “Eu passo e sempre tem gatinhos se alimentando, parabéns às pessoas que tiveram a ideia. Aquela história, se todo mundo fizer um pouco, ajuda”, destacou a aposentada que estava fazendo caminhada por ali.
É um bairro que já se caracteriza pela ação. “Até mesmo na porta das casas, colocam comedouro ou água para os gatos, em vários locais do bairro, você vê os potinhos com ração ou casinhas nas árvores, os moradores tiveram a iniciativa de adotar, desta forma”.
Moradores alertam sobre o crime de abandono
O abandono de animais é uma prática corriqueira, infelizmente, muitos tutores não praticam a adoção responsável e com isso muitos cães e gatos vivem nas ruas. Os moradores do Jardim Itapuã também colocaram uma placa no local alertando que abandono de animais é crime, salientando que o responsável pode sofrer pena de detenção de 1 a 5 anos de detenção, além de multa. O comunicado sinaliza também que o trecho é monitorado por câmeras de segurança. “Estamos tentando ajudar de alguma forma, um foi fazendo, o outro vendo e levando à frente, como se fosse uma corrente. Esperamos ajudar esses animais e alertar para que muitos não sejam abandonados”, destacou uma comerciante.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação