A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro determinou a abertura de um procedimento disciplinar para apurar possíveis excessos cometidos por agentes da Guarda Civil Municipal durante uma ação no bairro São Miguel, no último domingo dia 20. A intervenção resultou em lesões a quatro pessoas, de acordo com informações da Secretaria.
O caso aconteceu durante uma operação de fiscalização em resposta a um pedido da Câmara Municipal, que solicitou ‘rondas ostensivas” na região devido a frequentes abusos de motoristas e motociclistas, principalmente aos domingos. A operação foi formalizada pelo requerimento número 073/2024 e culminou em uma intervenção que agora está sendo analisada pela Corregedoria da GCM.
De acordo com nota oficial, um motociclista que promovia direção perigosa e usava escapamento aberto foi abordado pela GCM. Ao ser perseguido, ele abandonou a moto em frente a um bar, onde o veículo foi apreendido. A mesma motocicleta já havia sido apreendida na semana anterior pelos mesmos motivos.
Diante das lesões causadas durante a ação, o secretário José Gustavo Viégas Carneiro determinou que a Corregedoria da Guarda Civil Municipal investigue detalhadamente a conduta dos agentes envolvidos para esclarecer se houve abuso de autoridade ou força excessiva. O caso segue em investigação, aguardando os resultados da apuração.
Foto: Redes Sociais