A responsabilidade com o meio ambiente é um ato de cidadania.
É fundamental a transmissão de ensinamentos e atividades sobre a temática ambiental no que concerne aos deveres e direitos para a população. Nesse sentido, a Educação Ambiental é o dispositivo primordial para despertar nos indivíduos conhecimentos em relação às práticas corretas no meio ambiente, motivando-os em relação a atitudes e posturas, e principalmente levantando a nossa responsabilidade como cidadãos na preservação ecológica.
O Projeto UMA – Unidos ao Meio Ambiente, projeto socioambiental do município de Rio Claro-SP, em parceria com pesquisadores e ambientalistas voluntários da UNESP de Rio Claro, Uneamb, empresas, e instituições locais, tem a iniciativa de levar ensinamentos e práticas socioambientais à população de bairros vulneráveis.
Uma dessas ações ambientais ocorreu neste último sábado, dia 25 de agosto, pela manhã, com as crianças de um assentamento urbano de famílias no bairro Santa Eliza, em que foi realizado um mutirão ambiental de limpeza nas matas ciliares do córrego do local.
A escolha deste local para o desenvolvimento da ação parte de um levantamento onde foi constatada a presença de materiais diversos (plásticos, papel, sacolas, madeiras) espalhados pelas margens do córrego e matas do bairro, trazendo riscos ambientais e, principalmente, sanitários no que se refere à saúde das famílias ali residentes.
A ação se dividiu nas seguintes etapas: a primeira, uma abordagem com as crianças a partir de um bate-papo ecológico, evidenciando os cuidados com recursos naturais (água, solo e vegetação), espécies animais e da importância de separar e depositar adequadamente os resíduos sólidos; na segunda etapa, foi realizada uma atividade de campo em conjunto com as crianças para caminhada e recolhimento de material descartado inadequadamente, acondicionando-os e direcionando -os para o descarte correto; e na terceira e última etapa, os participantes receberam gratificações recompensando o envolvimento e interesse nas atividades.
Assim, ações como esta estimulam o espírito de cidadania, incentivando a comunidade a se engajar na causa, respeitando e cuidando do lugar em que vive, reduzindo impactos e proporcionando um ambiente saudável e livre de ônus a todos os moradores.
Por Eder Varussa