O Abrigo São Vicente de Paulo já se prepara para a realização de sua aguardada quermesse, que acontece nos dias 5, 6, 13 e 14 de abril.
Para a realização da festa, que tem por objetivo angariar recursos para obras no Abrigo, é necessária a colaboração de voluntários e doações. Padre Everson Lunardi disse, em entrevista ao Diário do Rio Claro, que há anos diversos grupos colaboram doando alimentos, bebidas e seus prestimosos serviços.
“A barraca do cuscuz, pastel, espetinho, polenta são cuidadas por voluntários que se dedicam e contribuem com a festa”, comenta o padre, que ressalta que, no momento, são necessárias prendas para a realização da brincadeira da roleta. São aceitos quaisquer tipos de itens, mas principalmente objetos de uso doméstico, como edredons, utensílios de cozinha, objetos eletrônicos, etc.
“Algumas pessoas preferem fazer a doação anônima em dinheiro, quem quiser contribuir dessa forma deve ligar para o Abrigo, pelo telefone 3524-3188”, diz. As doações podem ser feitas até no dia da festa.
MELHORIAS
Os recursos arrecadados com a festa serão revertidos para a construção de 48 novos leitos no Abrigo. Hoje, são atendidos 92 idosos, que dependem de cuidados 24 horas por dia e contam com equipe técnica especializada, formada por: assistência social, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, técnicos de enfermagem, cuidadores, psicólogos, médicos e farmacêutico.
Padre Everson lembra que desses idosos, 70 são pessoas carentes que dependem exclusivamente do Abrigo. “Temos idosos que há 20, 30 anos não recebem uma visita.”
Além desses serviços, o espaço abriga também uma farmácia em parceria com o Lions, que realiza de 20 a 30 mil atendimentos por ano, e o Centro de Convivência Mãe Saúde, que atende 40 idosos não moradores, que frequentam o local durante a manhã e tarde.
“Para manter os serviços, contamos com doações, promoções e as vendas do brechó. Temos convênio com o governo do estado e prefeitura, mas os valores cobrem cerca de 8% dos gastos totais. Graças a Deus, o povo de Rio Claro é muito caridoso, já passei por vários lugares, mas o rio-clarense tem a índole de ser benemérito”, explica o padre.
O Abrigo São Vicente de Paulo é uma das mais antigas instituições de Rio Claro e foi fundada há 107 anos.