Ao longo do ano diversas campanhas foram realizadas para a manutenção do Abrigo São Vicente de Paulo que sobrevive principalmente através da solidariedade da população que contribui com doações de produtos. Assim como para todos, a entidade enfrentou um 2021 cheio de desafios para continuar dando assistência adequada, como desenvolve ao longo de 110 anos.
DOAÇÕES
O abrigo neste momento necessita de luvas descartáveis e pede doações, como destaca o Padre Everson. “Precisamos de luvas, essa é nossa campanha agora. A média de uso é de 20 a 25 por semana”, observa Padre Eveson Lunardi sobre a necessidade do local e ao pedir a colaboração de todos.
ALIMENTOS
Recentemente o abrigo tem solicitado e recebido doações de alimentos como óleo, feijão, pó de café, açúcar refinado e molho de tomate. O padre salienta que o local tem recebido uma boa quantidade. “As contribuições sempre foram essenciais para o sustento de nossa instituição, por isso, convidamos você a participar.”
As entregas podem ser feitas na recepção, aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana, das 7h às 12h e das 13h às 18h. O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo fica na Rua 01, 270 – Bairro Saúde. Contato: (19) 3524-3188.
A instituição é um dos marcos da assistência social no município e atualmente conta com média de 80 moradores, visto que existe a exigência de ter 12 quartos para isolamento dos que saem do Abrigo. Como destaca a entidade, os moradores são acolhidos por meio de um trabalho social capaz de oferecer estrutura adequada para as suas necessidades. Há alas especiais com acomodações, enfermaria, farmácia, refeitório, lavanderia, entre outras, para atendimento humanizado, seguro e de respeito. Além disso, em uma capela são atendidos os internos e a população em geral para assistência espiritual. A qualidade do atendimento é regulada por normas do Estatuto do Idoso, códigos e leis das três esferas de governo para instituições de longa permanência.
Ação entre amigos
A ação entre amigos em prol da manutenção do Abrigo que já é tradicional foi realizada neste ano e com sorteio no sábado (11). Com o resultado:
- 1º prêmio (Fusca VW 1300 bege, ano/modelo 1978): Luizinho (n° 3519);
- 2º prêmio (R$ 1.000,00 em dinheiro): Nilson Pasetto (n° 5194);
Além disso, o ganhador do Samsung Galaxy Tab A por ter vendido o número vencedor do fusca foi Ester Esteves.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação