Está comprovado que o grupo de maior risco para a contaminação do COVID-19 é o de pessoas acima de 60 anos. Somente no Abrigo São Vicente de Paulo, são atendidos uma média de 90 idosos de ambos os sexos a partir da idade de 60 anos. A maioria tem perfil de vulnerabilidade social. Em quartos coletivos ou individuais, os abrigados são assistidos em período integral.
A instituição – O Abrigo é uma entidade socioassistencial regularizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com área de abrangência a Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Araras e São Paulo.
A qualidade do atendimento é regulada por normas do Estatuto do Idoso, códigos e leis das três esferas de governo para instituições de longa permanência.
A manutenção da assistência é garantida por doações e trabalhos voluntários. Mas diante da atual situação, a arrecadação financeira pode ser prejudicada. “Diante desta realidade, temos trabalhado sem atendimento ao público (eventos, brechó, missas), o que resulta diretamente em uma queda significativa na arrecadação financeira e doações recebidas na nossa Instituição” observou Everson Lunard.
Mais uma vez, a entidade espera contar com a solidariedade da população e lançou a campanha: “Ajude os idosos na quarentena”. “Tendo em vista que nossa sobrevivência e o cuidado dos 90 idosos aqui abrigados dependem do apoio da comunidade, pedimos sua ajuda doando: produtos de limpeza, alimentos ou dinheiro através desta vaquinha”, pediu o padre.
Os interessados em colaborar com recursos financeiros podem fazer a doação através da agência bancária:
Banco do Brasil
Agência: 6507-2
Conta: 1150-9
CNPJ: 56.393.747/0001-01
Toda entidade acredita no poder da solidariedade neste momento. “Só assim poderemos garantir que nosso atendimento continue acontecendo da melhor forma possível. Ajude-nos a passar por essa quarentena, tendo a esperança de que dias melhores virão. Tornamo-nos mais fortes quando descobrimos o poder da cooperação”, ressaltou padre Everson.
Foto: Divulgação