Depois de ficar mais de dois anos longe dos rodeios, as tradicionais festas voltam ao calendário nacional e os apaixonados pelo estilo já começam a se mobilizar. Em Rio Claro, a festa começa nesta quinta-feira, 14 de abril e os adeptos já estão na fase de separar o look para brilhar na pista. A pergunta é, dá para fugir da camisa xadrez? “Minha dica é substituir por um cropped, seja de poliamida, tule ou de tricô”, orienta a empresária de moda, Sohee Chung.
O tricô, aliás, é um dos queridinhos da estação. “De uns anos para cá vem sendo cada vez mais usados pelos modelos e conforto”, diz ela. Além disso, não é preciso se prender a cores como vermelho e preto, a onda agora é abusar das tonalidades mais cítricas, mesmo no inverno. Tons de laranja, vermelho, verde e amarelo podem compor o visual.
A moda country muito usada nos Estados Unidos, se difundiu com a chegada do cinema e dos filmes de faroeste. Foi adotado pelo interior do Brasil, devido aos tecidos simples e a funcionalidade para as atividades ligadas ao campo, tomou ainda mais força com as músicas sertanejas nos anos 70. O estilo até hoje não deixou de fazer parte do guarda-roupa de muitas brasileiras e a dica da empreendedora, para quem quer trazer algo mais moderno, o melhor é apostar em sapatos e acessórios, como: “cintos com fivelas, botas e coturnos tratoradas ou as de estilo galocha”, comenta Sohee.
De olho na sustentabilidade, o couro tradicional dá lugar ao couro sintético e está presente nas calças, shorts, saia e acessórios. As botas de cano alto também ganharam cores mais vivas. “Passamos por momentos de grande tensão, com pandemia, isolamento social e a incerteza se um dia viveríamos isso de novo, por isso, as cores são muito bem vindas e refletem esse estado de espírito”, diz Sohee.
Para os mais ousados, ainda é possível acrescentar no look o “animal print”, em especial as estampas de zebra que estarão em alta nesse outono-inverno. “É uma ótima opção porque, além de combinar com o couro, é uma estampa que está vindo forte no inverno”, diz ela.
O festival começa na quinta-feira dia 14 de abril, com a atração musical de Zé Neto e Cristiano e também, Felipe Araújo e vai até o dia 23 de abril, reunindo vários cantores do sertanejo, como Leonardo, Fernando e Sorocaba, Gustavo Lima, Henrique e Juliano e Luan Santana.