A teoria do urso polar
Nessa teoria é comprovado que se queremos ignorar devemos nos distrair, pois se eu pedir para você não pensar um urso polar, metade do seu cérebro vai agir normalmente, mas a outra parte estava vigiando seus pensamentos e imaginando todas as referências a urso polar que você conhece ou pode imaginar. A prova que você pode criar as referências é tentar imaginar um urso polar andando de skate em um dia quente, consegue?
Essas “referências” são nossos medos, traumas, ansiedade, etc… Que a maioria das vezes nós achamos que é normal estarmos sempre imaginando o pior, ao invés de mudar nossa mente, nós “tentamos” buscar esquecer o que está machucando, só colocando uma blusa para esconder nossas feridas e cicatrizes.
O urso polar é só uma demonstração para ser mais fácil de entender e tentar imaginar algo que te machuca, é difícil né? Bom, eu não posso te ajudar, pois não consigo me ajudar, mas a única coisa que você pode fazer para melhorar é lutar essa guerra encampada em sua mente.
Como assim lutar? Se o problema é com alguma pessoa, você tem que ir e falar para ela ou ele, se é questões de saúde procure alguém que possa te ajudar tanto fisicamente ou mentalmente. Talvez esse texto me ajude mais do que você que está lendo, mas eu tenho certeza que esse texto te incomodou, se sim, converse com alguém, desabafe, vai ser melhor para você!
A maioria das vezes que precisamos de ajuda, ficamos bem relutantes, e muitas vezes demonstramos, ficando em silêncio ou agindo com mais intensidade, principalmente quando somos colocados contra a parede e isso é derivado da nossa criação onde somos corrigidos com conversas, castigos ou qualquer tipo de punições. Nisso se você está com um estilo de correção a onde seus pais ou responsáveis ficam obrigando você reprimir suas emoções, pensamentos ou sentimentos, posso afirmar que você pode ter ficado com traumas de se expressar ou de conseguir pedir ajuda…
Texto escrito pelo aluno Lucas Butka, da Escolar Estadual Heloisa Lemenhe Marasca e membro da rede Camões, e possui fins pedagógicos.