A Polícia Militar do Estado de São Paulo reafirma seu compromisso com a segurança e a ordem pública durante as eleições municipais de 2024, que ocorrerão no dia 06 de outubro. Neste período, a atuação da polícia será fundamental para garantir que todos os cidadãos exerçam seu direito de voto de maneira tranquila e segura.
O 37º BPM/I estará presente nos 82 colégios e nos 4 cartórios eleitorais dos oito municípios que compõem o Batalhão (Rio Claro, Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí, Itirapina, Brotas, Torrinhas e Analândia). A presença nas zonas eleitorais tem como objetivo coibir práticas ilícitas, como a compra de votos e a coação de eleitores, além de assegurar o cumprimento das leis eleitorais.
O que a população deve saber:
- Prisão de Eleitores: Desde cinco dias antes das eleições até 48 horas após o pleito, não será permitida a prisão de eleitores, exceto em casos de flagrante delito ou por sentença criminal por crime inafiançável ou hediondo.
- Propaganda Política: A legislação proíbe qualquer forma de propaganda política 48 horas antes e 24 horas após as eleições, visando garantir a lisura do processo eleitoral, portanto não serão permitidos comícios,“boca de urna”, propagandas eleitorais, ou qualquer outra manifestação pública que possa interferir na decisão individual do voto.
- Manifestações: As manifestações individuais e silenciosas em apoio a candidatos são permitidas, desde que não impliquem aglomerações ou abordagens ao eleitorado.
- Conduta dos Servidores: Servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores não podem portar propaganda de candidatos durante o exercício de suas funções.
- CAC: Caçadores, atiradores e colecionadores de armas, 48 horas antes e 24 horas após as eleições, estão proibidos de realizarem o transporte de armas e munições.
A Polícia Militar estará em atuação nas ruas, zonas eleitorais e cartórios eleitorais com todo seu efetivo, pronta para garantir a segurança de todos. Pedimos à população que respeite as leis eleitorais e contribua para um ambiente de paz e democracia.
A segurança e a ordem durante as eleições são responsabilidades de todos. Contamos com o apoio da sociedade para que possamos realizar um pleito seguro e legítimo e caso haja necessidade, a Polícia Militar pode ser acionada por meio do seu telefone de atendimento de emergência 190.
Conte sempre com a Polícia Militar!
Em caso de emergência ligue para o telefone 190 da Polícia Militar ou 199 da Defesa Civil e Denúncia 181.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
No caso de acidente, acione imediatamente o socorro especializado – ligue 193 (Bombeiros) ou 192 (SAMU) transmitindo: local exato, tipo de acidente e o número de vítimas.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana” Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!
Polícia Militar, rumo aos 200 anos.
Vamos todos juntos. Ninguém fica para trás.
Por Comunicação Social do 37º BPM/I / Foto: Divulgação