“Nós não podemos nunca entrar no mesmo rio, pois, como as águas, nós mesmos já somos outros.” Esta frase de Heráclito de Efeso – pensador e filósofo pré socrático, é muito oportuna nestes tempos que vivemos.
Segundo os empreendedores e os Líderes, que não se dão por vencidos, a única maneira de sairmos de uma situação de dificuldades é tomando as rédeas da situação.
Para os líderes de sucesso, que já enfrentaram várias situações desafiadoras e de muita dificuldade, é preciso, antes de mais nada, deixar de focar o problema para focar as possíveis soluções, se preparando para o futuro.
O primeiro passo, neste sentido, é conhecer ou reconhecer como de fato é a empresa, quais são suas virtudes e quais são as suas debilidades.
As virtudes estão para as principais competências que a organização possui para enfrentar os obstáculos. Já as debilidades dizem respeito a tudo aquilo que traz uma desvantagem operacional para a atuação da empresa.
Compreender o tipo de cultura predominante na organização oferece uma vantagem extremamente importante para as empresas que desejam se preparar para a retomada, após momentos de dificuldades no mercado.
É pela percepção da cultura que a empresa pode utilizar melhor suas competências e buscar eliminar suas debilidades. Pode parecer muito fácil fazer esse exame de “consciência organizacional”, porém de fato não é bem assim.
Reconhecer suas fraquezas é tarefa que exige um grau de maturidade elevado dos seus Líderes, principalmente porque questões de apego, vaidades e de status não podem influenciar este exame.
Um dos pontos de muita relevância e determinante para se conhecer a cultura organizacional predominente, diz respeito ao processo de tomada de decisão e que está diretamente ligado ao perfil de comportamento da Liderança.
Pela minha experiência de alguns anos coordenando processos de mudança em organizações que estão vivendo momentos de crise, um dos exercícios que costumo aplicar é solicitar aos líderes uma resposta a seguinte pergunta: O que você, como líder, leva em consideração, essencialmente, para tomar uma decisão?
Para facilitar o processo, cinco alternativas são apresentadas:
1) Levo em consideração, o que acho que acontece, e decido a partir de uma análise justificada com base em fatos e dados.
2) Levo em consideração, o que de fato acontece, e decido com base no que as pessoas, em sua maioria, me dizem que acham que acontece.
3) Levo em consideração, o que de fato acontece, e decido a partir de uma análise justificada com base em fatos e dados.
4) Levo em consideração, o que acho que acontece, e decido com base no que as pessoas, em sua maioria, me dizem que acham que acontece.
5) Levo em consideração o meu maior conhecimento e a minha maior experiência como Líder desta empresa.
Se você é um líder, e pretende conhecer o perfil e a cultura organizacional predominante na sua empresa, comece respondendo a esta pergunta de forma a mais isenta possível.
Depois reflita sobre quais são os impactos desse comportamento.
Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações.
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