A mais distante estrela, o pequeno grão de areia
► I. Nossa pequena vida
►É difícil ter noção do que significa todo o tempo de existência de nossa realidade, deste o começo de tudo. Assim como é difícil imaginar grandes distâncias, como a distância que o Sol se encontra da Terra, por exemplo. Não estamos acostumado a ter esse tipo de pensamento, muito embora pensamos algo como “É muito grande!” Mas o quão grande? Assim também é com o tempo de existência de nosso perfeito e caótico universo.
►Uma forma que podemos ter alguma noção das grandes escalas de distâncias ou de tempo é trazendo-as para uma realidade que seja palpável, ou seja, fazer comparações em escala.
►Se a Terra tivesse cinco centímetros de diâmetro, o Sol estaria a uma distância de aproximadamente cinco metros. E se toda a existência fosse resumida em um ano?
►Bem, se os quatorze bilhões de anos de existência do universo fossem resumidos em um único ano, então teríamos surgido há menos de um minuto da meia noite do dia trinta e um de Dezembro de nosso ano cósmico. Se compararmos com todos os outros milhões de anos, estamos aqui há pouquíssimo tempo, e aqui permaneceremos por pouquíssimo tempo também.
►II. Nossa grande vida
►Mas apesar de tudo isso, estamos aqui, somos reais, pensamos, agimos, vivemos em sociedade, temos consciência de nós mesmos, e tudo isso por uma série de coincidências, ou não…
►A questão é que nós acontecemos, é isso é incrível! Cada pessoa tem um universo dentro de si. Influênciamos outros universos e somos influênciados por eles também. De alguma maneira, nós acontecemos, somos um verdadeiro milagre.
►III. O abraçar do ciclo
►É estranho pensar que um dia pessoas ao nosso redor, pessoas próximas, vão morrer. Mais estranho ainda é pensar que nós mesmos vamos morrer algum dia, é difícil de acreditar, né?
►Sempre vejo acontecendo com os outros, e parece algo tão distante, mas sei que um dia isso vai me alcançar, assim como você… Assim como todos nós, e tudo a nossa volta. Então sabendo disso, sabendo que não vamos viver para sempre e que nosso tempo aqui é limitado, às vezes me faço a pergunta de como usá-lo, e te faço essa pergunta também, como vai usar seu tempo aqui?
►Um mundo inteiro gira ao nosso redor, e todos nós giramos em um.
►Todos os dias mandamos o futuro para o passado.
►A cada passo ficamos mais próximos do último.
►A cada respiração ficamos mais perto da última.
►A decisão de usá-las bem ou não, é nossa.
►E então? Como você vai usar as suas?
►Este texto foi escrito por Vinicius Dantas, aluno da escola pública e membro do jornal do Camões.
Foto: Divulgação