Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) tem papel importante nos municípios, no sentindo de combater e conscientizar sobre doenças transmitidas entre animais e população humana, apresentando um grande risco para a saúde pública.

Das principais responsabilidades dos Centros de Zoonoses, estão: inspeções sanitárias; controle de animais sinantrópicos e peçonhentos, impedindo propagação de patologias transmitidas por este grupo como: pombos, ratos, mosquitos, cobras, pulgas, escorpiões, aranhas e outros; monitoramento da dengue a partir de ações de combate ao mosquito e transmissão de informações para precaução.
Os CCZs atuam de forma integrada, apoiados em conhecimento técnico, propiciando dessa forma o alcance de um modelo sanitário ideal e desenvolvendo tarefas como campanhas de vacinação contra a raiva; sistemas de castração voltados para cães e gatos; medidas em relação ao abandono de animais pelas ruas; adoção de medidas de controle como desratização e monitoramento em geral de doenças de zoonoses.

Sobre a desratização, esta é uma ação muito solicitada pela população e é efetuado pela equipe de zoonoses, onde profissionais altamente capacitados se dirigem até as residências, prédios públicos, bueiros, visando combater o problema da proliferação do rato (animal vetor de doenças como Hantavírus; Leptospirose; Febre da mordida de rato; Peste bubônica: Leishmaniose cutânea dentre outras). Os profissionais precisam conhecer os lugares, a fim de buscar alternativas e soluções ao caso, fazendo monitoramentos constante, para efetividade do serviço.
No entanto, vale destacar que, os CCZs, apesar de terem ações de acompanhamento de acidente por maus-tratos referente a animais, estas não podem ser confundidas com clínicas de atendimento veterinário, como muitos acreditam, pois não possuem equipamentos de raio x e ultrassom. Os atendimentos referentes a zoonoses e castração são feitos em casos específicos e quando necessários, ou mesmo, encaminhados a setores particulares para procedimentos.

Outro ponto de destaque destes centros está o caráter educativo que é desenvolvido pelos CCZs, principalmente na divulgação de informações a população, quanto às doenças e os métodos de tratamento e resguardo, apoiados em treinamentos e cursos, que dão embasamento contribuindo para um trabalho preventivo de saúde pública. Criando do ponto de vista epidemiológico, uma maior conscientização e esclarecimento na heterogeneidade de ações, bem como na questão humanitária, assumindo uma postura solidária e de compromisso com a população, auxiliando no combate a diversas doenças, garantindo a preservação da vida.
Desse modo, os CCZs desenvolvem importantes trabalhos no dia a dia, onde o reconhecimento e a valoração dos seus funcionários diante da sociedade se torna imprescindível, pois reúnem profissionais capacitados, que através de conhecimentos especializados, propiciam dentro das áreas urbanas, a construção de ações que visam o bem-estar humano, evitando incômodos ou danos ocasionados por animais, contribuindo com os parâmetros de saúde pública, qualidade de vida e o bem estar da população.

No município de Rio Claro-SP, o Centro de Controle de Zoonoses divide-se nas seguintes áreas de atuação: Setor de Educação; Centro de Controle de Endemias; Centro de Castração e Laboratório de Biologia, sendo cada qual responsável por uma atividade específica, contribuindo para o melhor direcionamento e eficácia na resolução. Os serviços do CCZ podem ser solicitados através de solicitação no Atende Fácil da Prefeitura Municipal, sistema 156, ou no próprio departamento no 3535-4441.