A educação para o desenvolvimento sustentável vem assumindo papel central na atualidade em decorrência da diversidade de interesses e preocupações frente às questões ecológicas, onde a rede de responsabilidades, pelas quais comunidades locais, sociedade civil, organizações internacionais, setores privados e governos ao redor do mundo se interagem e demonstram um compromisso ético e prático de viver sustentavelmente.
Este comprometimento pela educação e aprendizagem contribui para fornecer espaço e oportunidades, sensibilizando cidadãos na garantia de uma melhora da qualidade de vida, assumindo posturas de mobilização, difusão e informação, sendo o ensino a fonte prioritária e indispensável para atingir desafios como o consumo desordenado, a pobreza, a decadência urbana e a degradação ambiental.
Os objetivos fundamentais deste modelo de educação são reconhecer a diversidade; fortalecer a capacidade humana em todos os aspectos; incentivar práticas que contribuam para a sustentabilidade; trabalhar o enfoque da natureza, da sociedade e do mundo, atribuindo uma identidade ambiental, evitando-se perdas na biodiversidade, compreendendo a complexidade do meio ambiente e dos sistemas de aprendizagem humana.
Para se promover valores na educação para o desenvolvimento sustentável é necessário respeitar a dignidade e direitos de todos os povos do mundo, tendo compromisso com a justiça social e econômica, proteção e restauração dos ecossistemas da terra, respeito à diversidade cultural (nas escalas local a global), pensando nas futuras gerações.
As perspectivas para este contexto educativo são que as pessoas, dentro de seus parâmetros socioculturais reúnam conhecimentos necessários para fazer valer o bem-estar social e direito de vida em um habitat saudável, garantindo paz e segurança humana, igualdade de gêneros, educação e saúde de qualidade, ampliação das oportunidades de emprego e moradia sendo requisitos importantes para o desenvolvimento eficaz.
O desenvolvimento de uma escola participativa para sustentabilidade, onde tanto os pais como os alunos contribuem para o dimensionamento sustentável na comunidade, a partir da aquisição de conhecimentos dinâmicos atribuídos dentro de atividades práticas na escola, como teatros de pais e alunos, jogos ambientais, histórias, trabalhos interativos e outras atividades, são importantíssimos frente às mudanças de posturas na sociedade.
A importância de um processo de ensino e aprendizagem que englobe o entendimento do quanto nossas ações hoje podem trazer impactos à vida futura das pessoas e do planeta, se tornam fundamentais diante da quantidade de recursos naturais limitados, e como a sociedade e os indivíduos como um todo podem viver juntos e de forma sustentável.
As mudanças de comportamento estão associadas à visão de como a educação é capaz de ajudar as pessoas, em todas as faixas etárias, a compreender melhor o mundo em que vivem, fazendo-se uma inter-relação dos problemas, tais como: degradação ambiental, vulnerabilidade social, consumo, deterioração urbana, conflitos que comprometem a integridade ambiental e trazem ameaças ao nosso futuro.
Portanto, o programa da educação para o desenvolvimento sustentável contribui neste sentido, pois estimula a tomada de consciência equilibrada das forças econômicas e financeiras a habilitar os aprendizes a exigir que as organizações e sociedades adotem práticas transparentes, contribuindo para uma cidadania responsável frente às áreas dos direitos humanos, trabalho e meio ambiente.
Autor: Éder Rodrigo Varussa – Educador Ambiental, Doutorando em Geografia na linha de Pesquisa em Ensino de Geografia, Mestre em Geografia na linha espaço, cultura e sociedade pela UNESP/Rio Claro/SP. Especialista em Gerenciamento Ambiental e Sustentabilidades na área de conhecimento em Ecologia Aplicada pela UNESP. Gestor Ambiental do Grupo UNEAMB – Universo da Educação Ambiental.