Quando a gente está crescendo e se destacando em qualquer ramo de atividade, é comum sermos surpreendidos pela crítica das pessoas.
Na maioria das vezes, quando você recebe uma crítica, não é muito comum se sentir bem, não é?
Mas, depois de recebê-la, procure analisar todos os aspectos dela, a pessoa que fez e o momento que isso foi demonstrado. Ninguém gosta de ser criticado e a grande sacada é perceber que se você está no mundo e está fazendo algo, nem todo mundo irá agradar.
Isso me recorda quando estudava em Ribeirão Preto, um amigo cujo pai tinha uma fazenda nessa região convidou o pessoal de nossa república a passar uns dias por lá.
O pai do meu amigo era um imigrante italiano que chegou ao Brasil praticamente sem nada e, depois de muita luta, dedicação e inteligência, conseguiu montar um império agropecuário, destacando-se como um dos maiores empreendedores do ramo do agronegócios.
A fazenda era administrada por um primo dele. Todos os dias, enquanto conhecíamos melhor a propriedade, sempre ouvíamos o administrador falando mal do fazendeiro. Que ele tivera mais sorte que sabedoria e que, constantemente, realizava negócios que eram verdadeiros desastres para sua economia.
Eu escutava tudo aquilo e ficava chateado por aqueles comentários desagradáveis sobre o pai do meu amigo. Um dia, comentei com os outros amigos que o conheciam há mais tempo que eu.
– Caramba, como esse administrador entende de fazenda! E o pai do nosso amigo, que pena, está completamente “fora” do ramo agropecuário!
Então, eu ouvi a resposta que nunca mais esqueci:
– Bobagem. Os dois chegaram juntos da Itália. Só que um fez um império agropecuário e o outro só fez fofoca.
Desde então, aprendi prestar mais atenção nas pessoas realizadoras, empreendedoras e visionárias e não a quem alardeia grandes feitos, mas não realiza nada.
Acredite em seus sonhos e defina suas metas. Você vai sempre ser criticado por estar fazendo coisas novas e acreditar nelas. Seja mais flexível. Encontre pessoas que acreditam no seu propósito e que possam lhe ajudar. Forme um “time” e conte com elas. Não seja mais um a se perder em bons propósitos e sem apoio. Ter uma boa ideia não é nada até que você consiga realizar. E quando receber uma crítica, que seja como mais um degrau para o empreendimento que se tornará o maior de sua vida. Pense nisso!
Por José Roberto Teixeira Leite