Seria muito mais fácil enfrentar novos desafios, interferências em nossa vida quando não estamos com medo e o termo correto para representar mais fielmente essa atitude é a pessoa estar hiperentusiasmado. É um conceito relativamente novo que foi colocado em universidades para entender o desenvolvimento de grandes empresários e pessoas de sucesso.
Para entender o conceito do hiperentusiasmado, pense em uma criança que vai pela primeira vez ao parque de diversões. Ela pula, ela grita, comemora e fica pulando meia hora ainda em casa de tanto entusiasmo. A grande vantagem da criança é que ela pode fazer isso, e ninguém a chama de louca. Imagine uma pessoa de 40 anos fazendo isso? Certamente se fizesse isso para expressar seu entusiasmo, não ficaria tenso como uma panela de pressão prestes a explodir, com overdose de energia.
O fato de nosso corpo ser adulto não quer dizer que as reações emocionais mudaram. Não quer dizer que aquela criança que pulava de alegria já não existe dentro de nós. Certamente existe e, sabiamente, pede alguma forma de expressão.
Percebo muitas pessoas dizerem que assim que tiverem coragem, vão abrir seu próprio negócio, pedir aquela moça em namoro (antigo isso, heim!) ou mudar de emprego. Vivem na ilusão de que as pessoas que conseguiram o que elas ainda não tem, não tem medo. Esperam o dia que o medo desapareça para ousar e ir atrás de seus sonhos.
Medos todos temos (apesar da maioria desses medos serem ilusórios), e as pessoas de sucesso não são aquelas que esperam acabar o medo, e, sim, aquele que tem coragem de seguir adiante mesmo quando sente medo.
A maior diferença entre o medo e o entusiasmo é que o medo paralisa e o entusiasmo fortalece e procura oportunidades. E como ter menos medo? É só olhar para o outro lado. Se você experiencia o medo, lembre-se que também está segurando a mão do entusiasmo.
E como ficar mais evidente esse recurso para você? Imagine um momento em sua vida em que teve muito entusiasmado em qualquer atividade em sua vida, sinta como foi e transfira esse recurso nesse momento que necessita. E dentro de você existe uma criança pulando e com alegria pelo que você está prestes a fazer.
A pessoa determinada é aquela que fica focando, na maioria das vezes, no estado de entusiasmo, e que proporciona a ela a energia para mover-se com determinação. O coração pulsa mais rápido, as mãos suam, mas ele interpreta isso como entusiasmo e o seu corpo diz: Entusismo é bom, vamos em frente.
A ideia é praticar cada vez mais o entusiasmo para atuar em sua vida de maneira mais segura e tranquila. Viver com a percepção de que é possível, apesar do medo e transformar o entusismo em hábito mais duradouro em sua vida.
Pense nisso!