Os Ecopontos são pontos de descarte gratuitos e ecologicamente corretos distribuídos em várias áreas das grandes cidades e têm se tornado significativo para a reorganização dos resíduos em áreas urbanas, contribuindo para a qualidade ambiental e assumindo papel fundamental na sustentabilidade urbana.
Estes espaços estão inseridos no quadro da gestão integrada de resíduos sólidos e merece destaque frente às ações e soluções ambientais que têm direcionado ao controle e operação dos materiais, visando um maior ordenamento de disposição de resíduos nas localidades.
A utilização dos ecopontos é de suma importância para que se evitem descartes irregulares de resíduos em áreas de preservação, próximos de córregos e nascentes, ou mesmo em terrenos, praças e canteiros centrais, atribuindo-se uma participação efetiva quanto ao descarte consciente na sociedade.
A população tem papel relevante neste sentido, pois assume uma postura ativa dentro de tal processo, já que as mudanças culturais e educacionais de cada um é que darão suporte para que os ecopontos cumpram sua finalidade e atendam os requisitos na categoria ecológica.
As instalações dos ecopontos geralmente se dão em locais ou regiões onde existe uma maior problemática de acúmulo de resíduos, proporcionando aos cidadãos uma área de transbordo mais próxima da sua residência, garantindo comodidade e contribuindo para higiene do habitat.
Os objetivos principais destes pontos ecologicamente corretos e estratégicos são reduzir os impactos ambientais e se precaver quanto à proliferação de animais vetores, devido ao acúmulo de materiais descartados em áreas e terrenos públicos, promovendo a conscientização da população quanto à importância da separação de materiais recicláveis ou em desuso.
Em países como Espanha e Alemanha, adota-se um sistema semelhante aos nossos ecopontos, denominado de “Green Points”. Estes são instalados nas periferias das cidades, recebem pequenos volumes de resíduos e também respeitam critérios de acessibilidade e planejamento.
Em nosso município, assim como em outros no Estado de São Paulo, os Ecopontos possuem um local fixo, geralmente dentro da área urbana, apresentam funcionários que auxiliam na gestão e reorganização dos resíduos recebidos, e seguem um horário de funcionamento.
Portanto, se analisarmos em termos de viabilidade socioambiental, vemos que os ecopontos, tanto em caráter nacional como internacional, vêm se ascendendo como um parâmetro de apoio na disposição correta dos resíduos nas áreas urbanas e cabe a nós, como comunidade, usufruirmos de tais espaços com responsabilidade e comprometimento ambiental.
Por Eder Varussa